GASTRONOMIA E ALEGRIA MARCAM O 2º FESTIVAL DA CUCA, LINGUIÇA E CHOPP

Arroio do Tigre viveu dias intensos de festa, quando mostrou sua farta gastronomia e alergia de um povo que comemora seus 60 anos de emancipação político- administrativa. O 2º Festival da Cuca, Linguiça e Chopp reuniu 13 expositores, que ofereceram ao público visitantes o que há de melhor em cucas, embutidos, pastéis, pizzas, sucos e chopp gelado. O público lotou as dependências da Praça Deputado Ivo Mainardi durante os quatro dias de eventos, que contou com programação variada e apresentações artísticas e musicais durante todos os dias. Ainda na sexta-feira (03), durante a abertura oficial do evento, foram apresentados os novos trajes de gala oficiais das soberanas do município. Os tecidos que compõe as peças são nobres, e as tramas como veludo, zibeline, musseline e rendas, além de detalhes com guipir e correntes, representam a grandiosidade da história do povo de Arroio do Tigre. As peças criadas pela estilista Gabrieli Centa, de Santa Cruz do Sul, têm como referência as bases da colonização italiana e alemã, além da força da mulher arroio-tigrense, símbolo da força, garra e feminilidade.

As atrações musicais iniciaram já na sexta-feira, com apresentação da Super Banda Santa Cruz. Já no sábado foi a vez da Bandinha da Alegria subir ao palco, durante a tarde, e animar os visitantes. À noite, a dupla Robson & Matheus agitou o público. O domingo foi de muita alegria no Festival, com apresentações de danças alemãs com os Grupos Essen Und Tanzen, de Linha Rocinha, e Freud Am Tanzen, de Pitingal – Passa Sete. A música ficou a cargo da Banda Millênio e da Orquestra La Montanara. Um dos pontos altos do evento foi o desfile em homenagem aos 60 anos do município, na segunda-feira (06), momento em que também foi possível homenagear o primeiro prefeito de Arroio do Tigre: Rodolfo Spacil. Escolas, entidades e a sociedade civil estiveram representadas nesse momento simbólico das seis décadas do Celeiro do Centro-Serra. Durante a tarde ocorreu apresentação do Quarteto Musical e escolha das novas soberanas das agricultoras. A programação fechou com show baile da Banda Indústria Musical.

Para o prefeito Marciano Ravanello, este foi mais um festival que mostrou a força do povo arroio-tigrense. Segundo ele, comemorar os 60 anos de Arroio do Tigre com um evento nesses moldes é motivo de orgulho para todos. Ele também aproveitou para agradecer todas as pessoas que estiveram empenhadas para o sucesso do evento e que não mediram esforços para que o fizessem acontecer. “Temos uma equipe muito dedicada na nossa administração que se comprometem com causas como essa e que concentram todo seu esforço para a realização desse festival. A eles só temos que agradecer”, ressaltou. O prefeito também destacou a presença das agroindústrias, padarias, associação de agricultoras e distribuidores de chopp que ofereceram seus produtos durante a segunda edição do Festival. “Só ouvi bons comentários sobre os produtos oferecidos no nosso evento e isso nos enche de orgulhos, pois são pessoas nossas, que colocam amor em tudo o que fazem. A qualidade e a diversidade da nossa gastronomia estiveram muito bem representadas”, frisou Marciano.