Denúncias de fura-filas e outras irregularidades relacionadas à Covid-19

Passo a passo para denúncias e irregularidades

Existem várias maneiras de você fazer sua denúncia de fura-filas e outras irregularidades relacionadas à Covid-19, veja a seguir: Denúncia Fura-Fila Secretaria Estadual da Saúde, você também pode utilizar os canais da Ouvidoria Geral do SUS, Ouvidoria Municipal do SUS ou ainda a Ouvidoria Geral do Município. Veja abaixo como proceder em cada uma delas.

Na Secretaria Estadual de Saúde

Denúncia Fura-Fila na Secretaria Estadual de Saúde

Para coibir que pessoas fora dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 sejam vacinados indevidamente, a Secretaria da Saúde e o Ministério Público do Estado lançaram um formulário para denúncias de possíveis “fura-filas” da vacina.

O formulário pode ser acessado neste link

Para denunciar, basta preencher nome, contato, o fato ocorrido e em qual município e qual serviço ocorreu. O nome do denunciante é resguardado.

Depois da denúncia, o Ministério Público abre um processo de apuração da possível irregularidade.

Quem tomar a vacina e não estiver em algum dos grupos de risco com prioridade para a imunização e também quem autorizou a aplicação irregular poderão responder por crime, improbidade administrativa ou dano moral coletivo, tanto nas esferas cívil ou criminal.

Denúncias Ouvidoria SUS

A Ouvidoria é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e a gestão o qual garante as manifestações e contribuições da população, buscando a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa.
Aqui você pode realizar denúncias de fura-filas e outras irregularidades relacionadas à Covid-19.

Na Ouvidoria Geral do SUS:

Clicando no link em negrito abaixo você tem acesso ao site da Ouvidoria Geral do SUS. Você pode nos contatar através de:

Internet: clique AQUI para você ser redirecionado ao Formulário

Telefone: 136 (Ligação Gratuita)

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o atendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

Clique AQUI para acessar a Ouvidoria Geral do SUS

Acesso da Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde

Telefone Ouvidoria SES/RS: 0800 6450 644
E-mail: ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br
Links:
Clique AQUI para registrar a sua manifestação
Clique AQUI para acompanhar a sua manifestação.

Ouvidoria Municipal

No município você também pode realizar denúncias de fura-filas e outras irregularidades relacionadas à Covid-19 por:

Você poderá ligar para a Prefeitura Municipal  pelo contato: (51) 3747-1222 e solicitar ramal 219. Neste contato você deverá fazer sua denuncia as interlocutoras da Ouvidoria do SUS no município: Ana Paula Bonadeo ou  Inaiara Steffanello Foletto. Este contato estára disponível nos seguintes horários: 8:30-11:30 e das 13:30 às 16:30.
Ou enviando e-mail para a Ouvidoria SUS Municipal: ouvidoriasus@arroiodotigre.rs.gov.br

Você também poderá utilizar a Ouvidoria Geral do Município – Ouvidoria Municipal Fala.BR Arroio do Tigre (Controladoria Geral da União) de duas formas:

Ligando para a Prefeitura Municipal no telefone (51) 3747-1222 e no ramal 222, com interlocutores Aline Feiten ou Samuel Evandro Bailke.

Ou ainda acessando o link, clicando AQUI.

Em seguida clicando na imagem de Denúncia, como ilustrado abaixo.

Agora você poderá criar um cadastro (como ilustrado na imagem abaixo a esquerda) ou entrar anonimamente (como ilustrado na imagem abaixo a direita) e fazer sua denúncia.