SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO ALFABETIZA TCHÊ

Na última terça-feira, dia 12 de março, o Secretário da Educação e Cultura de Arroio do Tigre, Fabrício Daniel Pape, acompanhado de demais gestores de outros municípios da região, marcou presença no lançamento do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, conhecido como Alfabetiza Tchê. O evento ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a participação do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.

O Alfabetiza Tchê é uma iniciativa que tem como objetivo primordial garantir que estudantes das redes estadual e municipal do Rio Grande do Sul estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O programa representa um investimento significativo por parte do governo do Estado, prevendo a destinação de R$ 47,5 milhões anualmente para sua execução. Estima-se que aproximadamente 235 mil estudantes sejam beneficiados com essa ação.

O lançamento do Alfabetiza Tchê é um marco importante na Semana Estadual da Educação, evidenciando o compromisso do governo gaúcho com a promoção da alfabetização e o fortalecimento da educação no estado. O programa foi concebido com base na Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), demonstrando a união de esforços entre o Estado e os municípios para alcançar esse objetivo crucial.

Para assegurar a efetividade do regime de colaboração entre Estado e municípios, o governo trabalhou em estreita colaboração com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS). Graças a essa colaboração, o Alfabetiza Tchê obteve a adesão de 100% dos municípios gaúchos, fortalecendo assim sua abrangência e impacto.

O Secretário Fabrício Daniel Pape ressaltou a importância do Alfabetiza Tchê para Arroio do Tigre e expressou seu entusiasmo com os benefícios que o programa trará para a educação local. A participação ativa no lançamento do programa reflete o compromisso da administração municipal em oferecer uma educação de qualidade e em promover o pleno desenvolvimento dos estudantes do município.