SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FICAI 4.0

No último dia 11 de março, segunda-feira, o Secretário Municipal de Educação de Arroio do Tigre, Fabricio Daniel Pape, marcou presença no lançamento da FICAI 4.0, ao lado da Secretaria de Educação de Sobradinho, representada por Cleura Minetto, e da Presidente do Conselho Municipal de Educação de Sobradinho e Coordenadora da Regional da AMCSerra, Catiéle Bonelli, que estavam representando a região Centro Serra. O evento, de grande relevância para a educação no estado, ocorreu na PUC-RS, em Porto Alegre, e reuniu gestores educacionais de todo o Rio Grande do Sul.

A FICAI 4.0 é uma plataforma inovadora destinada ao registro, encaminhamento e sistematização de dados de estudantes que se encontram fora da escola, seja por infrequência, evasão ou falta de acesso. Este instrumento, presente desde 1997, passou por diversas atualizações ao longo do tempo, culminando agora na sua versão 4.0, mais moderna e abrangente.

A principal novidade desta versão é o envolvimento de uma rede intersetorial, que vai além dos tradicionais atores da FICAI, como escolas, Conselho Tutelar e Ministério Público. Esta rede intersetorial terá papel fundamental na garantia do direito à educação, proporcionando uma visão mais ampla e colaborativa na abordagem dos desafios relacionados à infrequência escolar.

O Secretário Municipal de Educação de Arroio do Tigre, Fabricio Daniel Pape, destacou a importância da FICAI 4.0 como uma ferramenta fundamental no combate à evasão escolar e na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. Ao lado das autoridades presentes, ele reafirmou o compromisso de Arroio do Tigre e da região Centro Serra com a educação de excelência e a garantia dos direitos dos estudantes.

Com o lançamento da FICAI 4.0, os gestores educacionais do Rio Grande do Sul estão mais preparados para enfrentar os desafios relacionados à infrequência escolar, buscando soluções inovadoras e colaborativas para garantir o acesso de todos os estudantes a uma educação de qualidade.