SAMU DE ARROIO DO TIGRE JÁ ATENDEU MAIS DE 4.500 CHAMADOS EM 13 ANOS DE ATIVIDADES

No município de Arroio do Tigre, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemorou recentemente seus 13 anos de atuação. Desde sua implementação, o SAMU tem sido uma figura vital na resposta a emergências médicas dentro do território municipal, realizando mais de 4.500 atendimentos ao longo desse período.

Dotado de profissionais altamente capacitados e dedicados, a Base 137 do SAMU em Arroio do Tigre conta com uma equipe composta por cinco técnicos em enfermagem, quatro condutores socorristas e uma enfermeira responsável técnica. Essa equipe, munida de conhecimento e equipamentos de última geração, tem como missão chegar rapidamente às vítimas, proporcionando atendimento precoce e, assim, reduzindo o risco de sequelas ou até mesmo de óbito.

Diana Rauber Mergen, secretária da Saúde de Arroio do Tigre, ressaltou a importância do SAMU na comunidade, destacando os inúmeros depoimentos positivos recebidos de pessoas que já foram atendidas pelo serviço. “O SAMU é essencial para garantir que nossos cidadãos recebam o atendimento necessário em situações críticas de saúde. Estamos extremamente gratos pela dedicação e eficiência da equipe do SAMU ao longo desses 13 anos”, afirmou a secretária.

O prefeito Marciano Ravanello também fez questão de parabenizar os profissionais do SAMU pela significativa marca alcançada. Ele enfatizou o compromisso da Administração Municipal em apoiar integralmente o serviço de emergência, por meio da Secretaria da Saúde, assegurando que o SAMU continue desempenhando seu papel fundamental na proteção da vida e no bem-estar da população de Arroio do Tigre.

Nesses 13 anos de atividade, o SAMU tem sido uma peça fundamental no sistema de saúde do município, garantindo uma resposta rápida e eficaz a situações de emergência médica. Seu trabalho incansável e comprometido tem salvado inúmeras vidas e proporcionado conforto e segurança às famílias arroio-tigrenses em momentos de angústia e desespero.

COMO CHAMAR O SAMU?

Para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arroio do Tigre, siga os seguintes passos: 1. Faça uma ligação gratuita para o número 192 de qualquer telefone. 2. Sua ligação será direcionada para uma Central de Atendimento localizada em Porto Alegre. 3. Informe seu nome, endereço e forneça pontos de referência precisos para facilitar a localização. 4. Não desligue, pois você será atendido por um médico. 5. Responda com calma todas as perguntas feitas pelo médico. 6. Em casos de acidentes, informe o número de vítimas presentes no local. 7. Evite movimentar as vítimas e não ofereça água ou alimentos. 8. Se o acidente envolver motocicletas, não remova o capacete das vítimas. 9. Enquanto você fornece informações sobre a situação, o médico aciona a equipe de plantão em Arroio do Tigre por meio de um Smartphone, transmitindo todas as informações relevantes. A equipe é imediatamente despachada para o local. 10. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro, garantindo a segurança das vítimas e facilitando o trabalho da equipe de resgate.

QUANDO DEVO ACIONAR O SAMU?

Para acionar o SAMU, é importante reconhecer situações de emergência médica e agir prontamente. Chame o SAMU em casos de dores no peito de início súbito, intoxicação exógena (envenenamento), queimaduras graves, afogamento ou engasgos, crises convulsivas, trabalhos de parto com risco de morte para a mãe e o feto, crises hipertensivas, ferimentos causados por arma de fogo ou arma branca, atropelamentos e acidentes de trânsito, tentativas de suicídio e situações de choque elétrico. Reconhecer essas situações e acionar o SAMU rapidamente pode salvar vidas e garantir um atendimento adequado em momentos críticos.

De acordo com a enfermeira responsável técnica, Fernanda Gehrke, ao avistar a aproximação de uma ambulância em situação de emergência, é fundamental cooperar para facilitar seu deslocamento. “Motoristas devem ceder passagem e posicionar seus veículos de modo a liberar a via, enquanto pedestres devem aguardar para atravessar a rua”, orienta. Como morador dos bairros e do interior, as pessoas podem auxiliar o SAMU a localizar a emergência de forma mais rápida e eficiente. “Forneça um ponto de referência claro, sinalize o local de maneira visível, permaneça na estrada geral ou em frente à sua casa e, à noite, acenda as luzes e deixe a porta aberta para facilitar a identificação”, reforça a enfermeira. Ainda segundo ela, essas simples medidas podem fazer toda a diferença no tempo de resposta do SAMU e no atendimento adequado em casos de urgência médica.

Além das opções tradicionais de contato, o SAMU também disponibiliza um aplicativo para smartphones, chamado “CHAMAR 192 – SAMU”, que pode ser facilmente baixado através da loja de aplicativos dos aparelhos. Neste aplicativo, são oferecidas informações adicionais, incluindo a possibilidade de indicar a localização do chamado, o que auxilia na identificação precisa do local e agiliza o deslocamento da equipe de socorro. Recomenda-se fortemente que todos os residentes, especialmente aqueles que vivem no interior do município, realizem o download deste aplicativo, garantindo assim uma resposta ainda mais rápida e eficiente em situações de emergência médica.