PROFISSIONAIS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MERENDA ESCOLAR

No dia 5 de fevereiro, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Arroio do Tigre, Liana Linassi, conduziu uma capacitação abrangente sobre alimentação escolar. O evento contou com a participação de merendeiras, serventes e operários especializados, juntamente com as diretoras das escolas da Rede Municipal de Educação.

A formação teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais envolvidos na preparação e distribuição das refeições escolares, garantindo a oferta de uma alimentação saudável e equilibrada para os alunos. Durante a capacitação, foram abordados temas como higiene na manipulação de alimentos, planejamento de cardápios nutritivos e adequados às necessidades dos estudantes, bem como a importância da qualidade nutricional para o desenvolvimento cognitivo e físico dos alunos.

Liana Linassi destacou a relevância do trabalho conjunto entre as equipes das escolas e a SMEC para promover uma alimentação escolar de qualidade. “É fundamental que todos os envolvidos no processo compreendam a importância da alimentação adequada para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Estamos aqui para oferecer suporte e orientações que contribuam para a promoção da saúde e o bem-estar dos estudantes”, afirmou a nutricionista.

Também durante o encontro foi abordado com os servidores a restrição e seletividade alimentar no ambiente escolar. Segundo a profissional, é muito comum que crianças com autismo apresentem seletividade alimentar. Isso pode incluir a recusa por certos alimentos, um repertório restrito ou até mesmo uma preferência exclusiva por apenas um tipo de alimento.

A participação ativa dos profissionais demonstrou o comprometimento da Rede Municipal de Educação de Arroio do Tigre em proporcionar uma experiência educacional completa, que inclui não apenas o ensino acadêmico, mas também cuidados com a saúde e o bem-estar dos alunos.