AGRICULTORES TERÃO SERVIÇOS DE MÁQUINAS E CALCÁRIO SUBSIDIADOS PELO MUNICÍPIO

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Arroio do Tigre está lançando programas de subsídios destinados a fortalecer a agricultura local e promover práticas sustentáveis. Com um investimento total de R$ 350 mil, essas iniciativas visam não apenas melhorar a produtividade agrícola, mas também preservar o meio ambiente e promover a qualidade de vida no meio rural.

O primeiro programa oferece subsídios para o fornecimento de calcário a agricultores interessados. Com uma verba de R$ 200 mil alocada para esse fim, a Secretaria busca estimular o uso sustentável dos solos, mantendo sua fertilidade e capacidade produtiva. A secretária Viviane Redin Mergen destacou a importância do programa: “O fornecimento subsidiado de calcário é uma medida fundamental para garantir a sustentabilidade da agricultura em nosso município. Estamos comprometidos em apoiar os agricultores locais e promover práticas agrícolas responsáveis que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a comunidade rural”.

Para participar do programa, os agricultores devem apresentar o talão de produtor rural (bloco) do município; serem proprietários de imóvel rural e apresentar a escritura ou contrato de parceria; terem na atividade agrícola sua principal fonte de renda para sustento familiar; apresentarem análise de solo atestando a necessidade do produto, quando beneficiados.

Além disso, a Secretaria irá subsidiar 40% dos serviços de máquinas e equipamentos terceirizados para os produtores rurais do município, com um investimento total de até R$ 150 mil nesse programa. Cada produtor terá direito a até cinco horas subsidiadas de serviços, incluindo escavadeira hidráulica (draga), trator de esteira e retroescavadeira. Do valor total dos serviços, 40% será pago pelo município, enquanto os outros 60% serão de responsabilidade do agricultor.

As inscrições para ambos os programas podem ser feitas na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, localizada no Centro de Atendimento ao Agricultor. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pessoalmente ou através do telefone e WhatsApp (51) 9 9645 4877.

O prefeito Marciano Ravanello destacou que esses incentivos não apenas contribuem para o aumento da produtividade agrícola, mas também melhoram as condições de vida dos agricultores locais, agregando renda e qualidade de vida ao trabalhador rural. Essas medidas, segundo Ravanello, resultarão em um aumento da receita municipal e no fortalecimento da economia local.

excavator in action