PAIS TÊM ATÉ 8 DE DEZEMBRO PARA MATRICULAREM OS FILHOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Estão abertas até o dia 8 de dezembro as matrículas e rematrículas nas Escolas Municiais de Arroio do Tigre, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental. Os pais ou responsáveis legais devem procurar o próprio educandário onde desejam matricular os filhos, portando os seguintes documentos: atestado de vacinação; cartão SUS atualizado; Certidão de Nascimento; CPF e RG dos pais e do aluno; foto 3×4 do aluno; comprovante de residência; e o comprovante do NIS, caso receba o Bolsa Família. As escolas devem ser procuradas durante o horário de funcionamento, não havendo expediente à noite. Outras informações sobre matrículas e rematrículas podem ser obtidas nas secretarias das próprias escolas ou junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O secretário da Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, destaca que matricular os filhos na escola pública é uma decisão de grande relevância, pois não apenas oferece uma educação de qualidade, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. As escolas públicas desempenham um papel fundamental ao proporcionar acesso universal à educação, independentemente das condições socioeconômicas das famílias. “Ao escolher matricular os filhos na escola pública, os pais estão investindo não apenas no futuro acadêmico de seus filhos, mas também no fortalecimento do tecido social, promovendo a diversidade e a convivência democrática”, ressalta Fabrício.

O secretário ainda destaca a excelente estrutura que os alunos encontram nas escolas públicas municipais de Arroio do Tigre, além de um quadro de servidores que sempre buscam aperfeiçoamento e passam por capacitações todos os anos. Além disso, os educandários do município muitas vezes adotam políticas pedagógicas que buscam atender às necessidades específicas da comunidade local, promovendo um ambiente mais inclusivo e sensível às diversidades culturais. Essas instituições têm o potencial de serem verdadeiros agentes de transformação social, oferecendo oportunidades educacionais equitativas e preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real.