MUNICÍPIO VAI FESTEJAR ANIVERSÁRIO DE 60 ANOS COM AMPLA PROGRAMAÇÃO

A história de um povo está atrelada à trajetória de vida de todos aqueles que chegaram antes de nós. Em 2023, Arroio do Tigre completa 60 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar estas seis décadas, a Administração Municipal promove atividades e comemorações alusivas ao seu aniversário. O destaque fica para a segunda edição do Festival da Cuca, Linguiça e Chopp, que vai ocorrer de 3 a 6 de novembro, na Praça Deputado Ivo Mainardi. Conforme o prefeito Marciano Ravanello, no ano passado o festival foi uma grande aposta e superou todas as expectativas da organização, no que se refere a público e vendas. “É um evento que retrata bem aquilo que os arroio-tigrenses gostam: gastronomia farta, boa música e alegria. Neste ano em que comemoramos os 60 anos desse querido município não poderíamos deixar de fora essa festividade que já se tornou propriedade de Arroio do Tigre”, ressaltou Ravanello. O gestor ainda destacou que após muita análise e opiniões sobre a primeira edição do festival, decidiu-se manter a festividade na principal praça da cidade. Além disso, foi possível aprender com os desafios impostos na primeira edição. “Podemos dizer que aprendemos muito com o primeiro festival e agora chegamos para esta segunda edição um pouco mais experientes”, destacou o prefeito.

O festival reúne agroindústrias, associações e padarias do município que produzem a estrela da festa: a cuca. Uma das iguarias culinárias e que traduz a cultura gastronômica de Arroio do Tigre merece destaque especial. Também terão destaque as agroindústrias de embutidos que produzem linguiças e salames. Arroio do Tigre é referência estadual no produto, tendo a segunda e a primeira melhor linguiça de carne suína, eleitas através de concurso neste ano na Expointer. “Esperamos que o clima possa nos ajudar, assim como ocorreu no ano passado, o que favorece ainda mais o sucesso do evento e possibilita que os expositores possam incrementar a comercialização de seus produtos. Mas uma coisa é certa: quem visitar Arroio do Tigre durante esses quatro dias vai provar a nossa deliciosa gastronomia e participar de uma festa que tem como marca muita alegria”, frisou o prefeito.

PROGRAMAÇÃO

As festividades têm início na sexta-feira (03), às 16h, com abertura da comercialização de produtos e Feira da Mulher Rural. A recepção ficará sob a responsabilidade da Banda Kerbfest. Às 18h ocorre a abertura oficial do evento, seguido de show com a Banda Santa Cruz. O encerramento ocorre às 23h. Já no sábado (04), a programação inicia com programas ao vivo direto da Praça com as rádios Sobradinho AM e Gazeta FM. Às 9h reabre a feira para comercialização de produtos. À tarde programação da Rádio Geração FM e tarde dançante com animação da Bandinha da Alegria. A dupla Robson & Matheus faz show às 20h do sábado.

O domingo inicia com mateada animada pela Banda Kerbfest e apresentação de programas das rádios Geração FM e Gazeta FM. A feira reabre às 9h com a comercialização de produtos. Às 10h haverá apresentação de danças alemãs com o Grupo Essen Und Tanzen de Linha Rocinha e Grupo Freude Am Tanzen de Pitingal. A programação prossegue com tarde dançante com a Banda Milennio e no final da tarde show com a Orquestra La Montanara. As festividades encerram às 23h no domingo. Na segunda-feira (06), dia do aniversário do Município, ocorre o desfile em comemoração aos 60 anos, às 9h. À tarde tem escola das soberanas da Associação das Agricultoras e tarde dançante com o Quarteto Musical. A programação do 2º Festival da Cuca, Linguiça e Chopp encerra com show da Banda Indústria Musical. As atividades e atrações musicais terão acesso gratuito. Durante todos os dias do festival ocorre também a Feira de Artesanato e haverá cucas quentinhas saindo do forno.

DESFILE VAI HOMENAGEAR O PRIMEIRO PREFEITO

O desfile do dia 06 de novembro será para comemorar os 60 anos e também para homenagear o primeiro prefeito de Arroio do Tigre: Rodolfo Spacil (in memoriam). Ele assumiu a gestão do município após consenso de todos os partidos da época. No dia 8 de março de 1964 ocorreu a eleição e no dia 22 do mesmo mês já houve a posse, que ocorreu às 23h, uma vez que o juiz teve de ser buscado em Candelária. Sem prefeitura à época, o Salão Paroquial foi utilizado para as primeiras ações do governo Spacil. Foram encostadas duas mesinhas de baile e dali ele começou a despachar. Seu primeiro ato foi a nomeação de Alfredo Henrique Mossmann (in memoriam) como contador e de Bruno Carlos Werner (in memoriam), que prestou relevantes serviços ao município. Em entrevista ao Jornal Gazeta da Serra em 2021, a filha de Rodolfo Spacil, a empresária Zaida Spacil Röhers, relembrou o difícil começo do pai como prefeito. “A primeira prefeitura foi então na Casa Paroquial, onde o padre Benno cedeu uma escrivaninha e caneta. O pai sempre foi líder dentro da comunidade onde morávamos em Estrela Velha e assim continuamos em Arroio do Tigre. Estou aqui há 60 anos. Viemos junto com a emancipação do município e continuamos todo este período vendo o seu crescimento e acolhida deste povo, desta gente com garra”, relembra Zaida.

Para o prefeito Marciano Ravanello poder homenagear o primeiro prefeito é um momento único e este ato será feito com muita dedicação e empenho de toda a equipe das Secretarias da Administração e Educação e Cultura. “Vai ser um momento de resgatar nossas raízes e homenagear um homem que esteve à frente de seu tempo e viu potencial nesta terra”, destacou. Ele aproveitou para convidar a comunidade para prestigiar esse momento.

MÊS DE COMEMORAÇÕES

Durante todo o mês de novembro uma série de atividades vai marcar as seis décadas de história do Celeiro do Centro Serra. Dentre eles destaque para o Encontro Cultural da Terceira Idade, no dia 08 de novembro, no Clube 25 de Julho; no dia 10 de novembro ocorre lançamento do livro “Bem-Vindo a Arroio do Tigre” e premiação do concurso “Arroio do Tigre em Palavras e Cores”, na Praça Deputado Ivo Mainardi; já nos dias 10, 11 e 12 ocorre a Copa America de Bochas, no Clube 25 de Julho; no dia 22, quarta-feira, ocorre a abertura da colheita do tabaco em Arroio do Tigre e Dia de Campo, uma realização da Prefeitura Municipal e AFUBRA. A programação ainda prevê o Projeto Vereador Por Um Dia, encontro de carros antigos, festival gastronômico, jantar da família, rodeio crioulo e encontro de bandas marciais.