COLONOS E MOTORISTAS SÃO HOMENAGEADOS COM GRANDE FESTA NO PARQUE DE EVENTOS PREFEITO ATÍLIO PASA

Arroio do Tigre viu de perto a força da agricultura e a bravura dos homens e mulheres que produzem e transportam as riquezas do Celeiro do Centro-Serra, no último domingo (23). O prefeito Marciano Ravanello e o vice-prefeito Vanderlei Hermes, acompanhados de suas esposas Claudia Maria Konrad Ravanello e Iara Francisca Hermes, receberam centenas de colonos e motoristas com suas carroças, máquinas e implementos agrícolas, caminhões e frotas de veículos da prefeitura e do comércio local, que desfilaram pelas principais ruas da cidade, saindo do pórtico de entrada. Na chegada ao Parque de Eventos Prefeito Atílio Pasa, todos receberam as bênçãos do pároco da Paróquia Sagrada Família, Pe. Rudinei Lasch; do diácono Cláudio Rauber; e do pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Edgar Heinze. Todos receberam também os cumprimentos das soberanas do município, rainha Jéssica Andressa Pappis Hermes; e das princesas Luisa Schafer e Juliana Rech.

Após o desfile ocorreu homenagem aos Colonos e Motoristas, com a apresentação dos símbolos que forjaram a economia e oportunizaram o progresso de Arroio do Tigre, ao passo que as etnias formadoras da sociedade atual, composta de negros, alemães, portugueses e italianos, também estavam representadas. Em 2023 se comemora os 199 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, celebrado no dia 25 de julho. Para celebrar a data e homenagear a etnia, o Grupo de Danças Germânicas “Essen Und Tanzen”, da Escola Jacob Rech Segundo de Linha Rocinha, apresentou três danças, evidenciando a alegria, gastronomia e cultura dos imigrantes.

O prefeito Marciano Ravanello, em seu discurso, enfatizou a importância de colonos e motoristas na formação de Arroio do Tigre, os quais ajudaram a alavancar o progresso do município. Ravanello lembrou que o município tem, na sua base econômica, influência muito forte da agricultura, o que demonstra a necessidade valorizar ainda mais aqueles que lançam as sementes a terra com a incerteza do amanhã. “São verdadeiros batalhadores, apostam alto em suas lavouras para botar o alimento na mesa de todos nós. São dignos da nossa gratidão todos os dias”, ressaltou Marciano. Na oportunidade o prefeito também declarou aberto os festejos dos 60 anos de Arroio do Tigre. O aniversário do município é em 6 de novembro.

Durante a tarde ocorreram os arrancadões de caminhões, gincana gincaboi e canga de ouro. No arrancadão destaque para os caminhoneiros Ivan Ecke, da Granja Ecke; e Everton Luis Toebe, da ELT Transportes. Já os ganhadores da gincaboi foram as seguintes equipes: 1º lugar – Secretaria da Saúde; 2º lugar – São Roque B; 3º lugar – Afubra; e 4º lugar – São Roque C. Já na competição Canga de Ouro, que julga as juntas de bois e vacas mais obedientes, a grande campeã foi a Família Machado. O segundo lugar ficou para Norton Haas; e o terceiro lugar para Jones Bernardy. A tarde foi animada pela Bandinha da Alegria. As festividades em homenagem a Colonos e Motoristas encerraram no dia 25 de julho com festa na Comunidade São Cristóvão, em Coloninha.