ADMINISTRAÇÃO PREPARA GRANDE FESTA EM HOMENAGEM A COLONOS E MOTORISTAS

O celeiro do Centro Serra vai homenagear aqueles que produzem e transportam as riquezas do município. Colonos e Motoristas terão uma programação especial, no dia 23 de julho, no Parque de Eventos Prefeito Atílio Pasa. Conforme o prefeito Marciano Ravanello, é necessário comemorar a luta dessas pessoas que colocam a semente na terra e contam com a esperança de uma boa safra todos os anos e também aqueles que levam o progresso, de Sul a Norte, enfrentando os perigos das estradas e os desafios de se manter nesta classe que é tão prejudicada. “Passamos por alguns anos de estiagem que impactaram nas culturas do nosso município, mostrando a resiliência dos nossos agricultores, que estão sempre prontos para encarar novos desafios”, salientou Ravanello.

O domingo (23) inicia com desfile de colonos e motoristas pelas principais ruas da cidade, saindo do pórtico de entrada do município em direção ao Parque de Eventos. Na chegada haverá bênção. A abertura do evento será às 10h30 com homenagem às duas classes e apresentação de danças alemãs com o Grupo de Danças Essen Und Tanzen, da Escola Jacob Rech Segundo, de Linha Rocinha. Já a partir das 11h haverá comercialização de cucas, pães, salame, artesanato, flores, suculentas e folhagens na Feira da Mulher Rural.

No almoço será servido churrasco com acompanhamentos como saladas, pães e cucas. É preciso levar pratos e talheres. Também na parte da tarde a Feira da Mulher Rural estará comercializando pastel, tortas e lanches coloniais. À tarde o ponto alto será o arrancadão de caminhões, nas modalidades trcuk e toco, e disputa do cabo de guerra. A partir das 14h terá início o tradicional Gincaboi – uma gincana que reúne colonos e motoristas em diversas brincadeiras em uma disputa saudável e cheia de emoções. Haverá também tarde dançante com animação da Bandinha da Alegria.

Também fazem parte da programação das festividades em alusão aos Colonos e Motoristas o 20º Festival do Porco na Estufa, promovido pela comunidade de Linha Paleta, no dia 22 de julho. Além dos tradicionais acompanhamentos, a crne de porco é a grande estrela da festa. A noite será animada pela Banda Chopão. As festividades prosseguem na terça-feira (25), feriado no município, com o tradicional desfile de colono e motorista em Coloninha. A procissão com bênçãos dos veículos terá início às 9h, saindo da casa de Nilceu Fantoni em direção ao salão da comunidade, onde haverá missa às 10h30. Após almoço e tarde dançante animada pela Banda Milênio.