COLONOS E MOTORISTAS SERÃO HOMENAGEADOS COM AMPLA PROGRAMAÇÃO E FESTEJOS

O Município de Arroio do Tigre vai homenagear colonos e motoristas com mais uma edição da tradicional festa que leva o nome dessas duas valorosas classes. Conforme o prefeito Marciano Ravanello, é necessário comemorar a luta dessas pessoas que colocam a semente na terra e contam com a esperança de uma boa safra todos os anos e também aqueles que levam o progresso, de Sul a Norte, enfrentando os perigos das estradas e os desafios de se manter nesta classe que é tão prejudicada. “Passamos por alguns anos de estiagem que impactaram nas culturas do nosso município, mostrando a resiliência dos nossos agricultores, que estão sempre prontos para encarar novos desafios”, salientou Ravanello.

A programação tem início já no sábado (22), com o 20º Festival do Porco na Estufa no Ginásio Paletão, em Linha Paleta. Tradicional festividade gastronômica do município, terá a animação da Banda Chopão. Já no domingo (23) ocorre o tradicional desfile de Colonos e Motoristas, a partir das 9h, com saída do pórtico de entrada do município em direção ao Parque Municipal de Eventos Prefeito Atílio Pasa. Às 10h30 ocorre o ato de abertura do evento e homenagem às duas classes. Logo depois haverá apresentação do Grupo de Danças Alemãs “Essen Und Tanzen”, da Escola Jacob Rech Segundo, de Linha Rocinha. A partir das 11h haverá comercialização de cucas, pães, salame, artesanato, flores, suculentas e folhagens na Feira da Mulher Rural. Já à tarde haverá pastel, tortas e lanches coloniais.

O almoço será às 12h com comercialização de espetos de carne, saladas, pães e cucas. À tarde o ponto alto será o arrancadão de caminhões, nas modalidades trcuk e toco, e disputa do cabo de guerra. A partir das 14h terá início o tradicional Gincaboi – uma gincana que reúne colonos e motoristas em diversas brincadeiras em uma disputa saudável e cheia de emoções. Haverá também tarde dançante com animação da Bandinha da Alegria. As festividades prosseguem na terça-feira (25), feriado no município, com o tradicional desfile de colono e motorista em Coloninha. A procissão com bênçãos dos veículos terá início às 9h, saindo da casa de Nilceu Fantoni em direção ao salão da comunidade, onde haverá missa às 10h30. Após almoço e tarde dançante animada pela Banda Milênio.