ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE ENCONTROS DO PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA

Tiveram início nesta semana os encontros do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) de 2023. O Programa oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O PAIF é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido, necessariamente, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo o prefeito Marciano Ravanello, o acompanhamento de forma integral dessas famílias auxilia na mitigação de riscos sociais e situações de vulnerabilidade, promovendo a proteção das pessoas.

Os dois primeiros encontros foram realizados nessa quarta-feira (05), pela manhã no salão comunitário de Taboãozinho. Já à tarde o encontro ocorreu com famílias de Coloninhas, no salão da comunidade. Os encontros prosseguem a partir do dia 19 de julho, com as famílias de Linha São Pedro, Vila Progresso e Linha Paleta no salão de Linha São Pedro, pela manhã. No dia 26 de julho o encontro será com as famílias de Sítio Novo, pela manhã, no salão de Linha Fão. Já à tarde será a vez das famílias de Sítio Alto e Sítio Baixo, no salão comunitário de Sítio Alto. Todos os encontros iniciam às 8h30, no turno da manhã, e às 13h30, no turno da tarde.

No próximo mês o cronograma tem continuidade a partir do dia 02 de agosto, reunindo famílias de Linha Ocidental, Linha Floresta, Linha Ressaca, Linha Tigre, Linha Barrinha e Travessão, durante a manhã, no salão de Linha Ocidental. À tarde o encontro será no salão de Linha São Roque com as famílias da localidade. No dia 09 de agosto, pela manhã, o encontro será com as famílias de Linha Cereja, Moro da Lentilhas e Linha Rocinha, no salão de Linha Cereja. Já à tarde o encontro será no salão de Linha Taquaral. O PAIF tem continuidade no dia 16 de agosto, pela manhã, com as famílias do Bairro São Francisco, no salão da comunidade. Durante a tarde o encontro será com as famílias do Bairro Rutzen, também no salão da comunidade. O encerramento dos encontros está previsto para o dia 23 de agosto, pela manhã, com as famílias do Bairro Cohab. Já à tarde será no Clube 25 de Julho, com famílias de Linha Limberger, Santa Fé, entrada do Tquaral e famílias do entorno do Estádio Municipal Carlos Ensslin.

Conforme o secretário da Assistência Social, Sandro José Radtke Timm, os encontros têm como objetivo passar orientações às famílias, especialmente as beneficiárias do Programa Bolsa Família. Nos encontros também são promovidas oficinas de artesanato. Segundo Sandro, a oficina com as famílias do PAIF é uma ação planejada com foco em uma demanda surgida que esteja causando algum impacto no convívio familiar ou comunitário. “É uma forma de trabalhar temas comuns, com um conjunto de famílias, de maneira a fomentar o fortalecimento da sua função protetiva e dos vínculos entre seus membros e com a comunidade”, afirmou.