ARROIO DO TIGRE TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA SAÚDE SELECIONADA PARA MOSTRAS ESTADUAL E NACIONAL

A experiência “Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: a experiência exitosa de oficinas com profissionais da Atenção Básica” foi selecionada para apresentação no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá em Goiânia (GO) e no 33º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, que será promovido na cidade de Bento Gonçalves. Ao todo foram 271 experiências inscritas, sendo classificadas 36 para a “Mostra Brasil aqui tem SUS” e 20 experiências para a “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul”.

O trabalho foi desenvolvido pela fisioterapeuta Xavéle Braatz Petermann, pela docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Sheila Kocourek e pela aluna Sara Trindade por meio de um projeto de extensão entre a Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da UFSM. Esse projeto teve como objetivo realizar oficinas de educação permanente em saúde que promoveram uma reflexão crítica da promoção da saúde da pessoa idosa no contexto de trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O material usado nas oficinas foi um e-book e cartilha impressa que foram elaborados por meio de uma pesquisa com base na experiência dos profissionais da APS de Arroio do Tigre/RS e docentes da UFSM que atuam com a saúde da pessoa idosa.

O prefeito Marciano Ravanello destaca que o município sempre estará à disposição para acolher projetos que venham beneficiar a saúde da população, ainda mais se tratando da pessoa idosa – população que tem recebido atenção redobrada da atual gestão. Ele também aproveitou e parabenizou a fisioterapeuta Xavéle e agradeceu por ela ter escolhido Arroio do Tigre para execução do projeto e que agora vai levar o nome do município para outros municípios e estados brasileiros. “Ficamos felizes quando vemos projetos promissores como este que dão certo e se destacam em nível estadual e nacional, ainda mais quando eles são realizados dentro do nosso município e por profissionais ligados à Secretaria de Saúde. Isso evidencia que os profissionais estão preocupados em buscar alternativas para cuidar da melhor forma da nossa população”, destacou Ravanello.

Já a fisioterapeuta Xavéle aproveitou para fazer um agradecimento especial a todos os profissionais da APS que participaram das oficinas, à Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas por realizarem esse projeto e à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde por apoiar a realização das oficinas.