SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA LANÇA PROJETO “BAÚ LITERÁRIO”

O hábito da leitura possibilita ao leitor viajar para inúmeros lugares, viver em mundos diferentes, proporcionando experiências ao mesmo tempo em que permite aprendizados e reflexões profundas. A leitura diária também permite estabelecer uma conexão entre as palavras que lemos e as que usamos oralmente, pois quem lê com frequência se comunica melhor e também escreve melhor. Com o propósito de enriquecer o trabalho e incentivar ainda mais o gosto e o prazer pelos livros e pela leitura surge o “Projeto Baú Literário”, desenvolvido nas Escolas Municipais de Arroio do Tigre. De acordo com o prefeito Marciano Ravanello, o material para o projeto foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a qual vem desenvolvendo um trabalho comprometido, com foco no protagonismo do aluno.

O “Baú Literário” é itinerante, permanecendo quinze dias em cada uma das escolas da rede municipal. Durante este período alunos da educação infantil, anos iniciais e finais têm a oportunidade de manusear, apreciar e ler diversos gêneros literários, sendo esses momentos organizados e acompanhados pelos gestores e professores. Segundo Ravanello, projetos como este incrementam a prática pedagógica e oportunizam aos alunos da rede municipal ampliar suas preferências dispondo de material de qualidade e enriquecedor. “Nossas escolas municipais estão a cada dia mais equipadas e desenvolvendo a autonomia dos alunos. Estamos atentos às necessidades estruturais e principalmente cuidando da eficiência da aprendizagem”, destacou o prefeito.