MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURA SE REÚNEM PELA PRIMEIRA VEZ

Membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Arroio do Tigre estiveram, pela primeira vez, reunidos nessa quarta-feira (21), na sala de reuniões da prefeitura. Na oportunidade foi composta a primeira diretoria do órgão, através de representantes do poder público e entidades do município. O presidente é Fabrício Daniel Pape – secretário de Educação e Cultura; já a vice-presidente é Camila Rode, representando a Administração Municipal; como 1ª secretária tomou posse Simone Bilhão da Rosa; e a 2ª secretária é a professora Jane Iolete Steffanello Brixner. Segundo o prefeito Marciano Ravanello, o encontro também serviu para planejar as primeiras ações do Conselho, como a montagem e organização das Câmaras Setoriais envolvendo a cultura e, a partir disso, indicação de novos membros para ocuparem estas posições.

O Conselho também tem como objetivo a elaboração do Plano Municipal de Cultura, bem como a aprovação da Lei Paulo Gustavo, que direciona recursos a estados e municípios para incentivos na área da cultura, permitindo ações neste sentido. Conforme o secretário de Educação e Cultura e presidente do órgão, Fabrício Daniel Pape, o Conselho Municipal de Política Cultural é um instrumento democrático e participativo da comunidade, configurado como órgão colegiado e com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, tendo como principal objetivo colaborar na elaboração e execução das políticas públicas culturais em âmbito municipal.

Já o prefeito destaca que Arroio do Tigre sempre teve a cultura contemplada dentro da Secretaria Municipal de Educação. “Ao completar 60 anos de emancipação, estruturar este Conselho é um marco que corrobora para a história de um povo. A partir deste ato, precisamos pensar e propor ações para as próximas gerações para que sigam conhecendo e valorizando nossa história e aspectos culturais que evidenciam o nosso município”, relatou Ravanello.