IDOSOS PARTICIPAM DA 10ª OLIMPÍADA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal de Desportos e Eventos, promoveu, no último sábado (27), a 10ª Olimpíada de Integração Social para Idosos. O evento foi sediado no Clube 25 de Julho e contou com a participação de mais de 300 idosos organizados em 12 grupos. Com idades entre 60 e 92 anos, eles disputaram 13 modalidades, como canastra, bolãozinho de mesa e bochas. As atividades ocorreram durante todo o dia, com abertura oficial do evento pela manhã, contando com a presença do prefeito Marciano Ravanello; primeira-dama, Cláudia Maria Konrad Ravanello; presidente do Legislativo, Carlos Joceli da Silva; secretário da Assistência Social, Sandro José Radtke Timm; coordenadora de eventos da terceira idade, Élia Maria Mainardi Brixner; além das musas da Terceira Idade do município, Loiraci Raminelli e Noêmia Hermes. Já o juramento do atleta foi proferido pela rainha do carnaval 2023, Célia Rech. Após ocorreu a bênção do vigário paroquial, Pe. Fernando Luis Bolfe, que destacou a importância da família.

Durante todo o dia houve socialização entre os idosos, através dos jogos e brincadeiras proporcionadas pela organização. De acordo com o secretário da Assistência Social, Sandro Timm, ao fazer parte de grupos de convivências, os idosos fazem novas amizades e compartilham suas tristezas e alegrias através da troca de experiências. Segundo ele, criar esses vínculos sociais garante o bem-estar e considerável melhora na qualidade de vida. Além disso, a socialização de idosos é uma questão de saúde pública tratada com muita atenção e esmero pela atual gestão.

O evento desse sábado serviu para incentivar essa integração por meio de atividades esportivas, colocando os idosos como protagonistas de suas histórias. Além do físico, esteve em evidência memória e o fortalecimento da saúde mental. O evento serviu para oportunizar e motivar os idosos a ampliarem sua rede de amizades, prevalecendo o desenvolvimento da pessoa idosa a partir da integração. Para o prefeito Marciano Ravanello, ver os idosos praticando atividades e superando seus limites é motivo para se espelhar e prender, a cada dia, com o que eles têm para compartilhar. Ele reforçou que a Administração não mede esforços para proporcionar momentos de lazer e integração para as pessoas idosos, a fim de contribuir para seu bem-estar e convívio social.