CURSO SOBRE TURISMO RURAL TEM INÍCIO COM VISITAÇÃO A EMPREENDIMENTOS DO MUNICÍPIO

Ocorreu na última semana, em Arroio do Tigre, o primeiro módulo do curso de Turismo Rural ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS). Com apoio da Administração Municipal, Sindicato Rural, Emater-RS/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o curso é ministrado pela turismóloga Claudiana Y Castro. O “Programa Turismo Rural” visa identificar e implantar negócios de turismo rural, ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações do produtor e da sua família, com consequente diversificação e aumento de renda da propriedade rural.

O curso é voltado a produtores e trabalhadores rurais que desejam utilizar a propriedade como exploração de técnicas atrativas que promovam lazer e entretenimento a visitantes. Além disso, tem o objetivo de habilitar o produtor rural na atividade econômica, sem alterar seu ambiente social e cultural, ampliando o olhar sobre as possibilidades a serem desenvolvidas nas propriedades rurais, contribuindo para o sucesso e desenvolvimento de toda a comunidade rural com a diversificação das atividades produtivas a se integrarem a este importante e promissor mercado do Turismo.

Na oportunidade, os participantes realizaram diagnósticos de infraestrutura e acessos, durante três dias de visitas, a empreendimentos rurais do município, como a Sede Campestre Taquaral, Agroindústria de Massas Jahn, Abatedouro e Embutidos Mohr, Balnerário Hermes, Cabanha Bernardy e Anita Cafeteria. O prefeito Marciano Ravanello, reforça que o Turismo Rural é uma demanda que será carinhosamente cuidada pela Administração Municipal e que iniciativas como o curso, visam qualificar o mercado e principalmente ampliar a visão da comunidade para este segmento. Ele ainda salientou o potencial turístico que o município possui, são belezas naturais, propriedades, paisagens, arquitetura e principalmente a farta gastronomia. “O turismo é um setor em franco desenvolvimento e com grande potencial econômico”, reforçou Ravanello.