AULA INAUGURAL MARCA LANÇAMENTO DA OITAVA TURMA DO CURSO DE TÉCNICAS AGRÍCOLAS

O prefeito Marciano Ravanello participou, na última sexta-feira (16), da aula inaugural da nova turma do curso de Técnicas Agrícolas, nas dependências do Centro Agrícola da Comunidade Evangélica Martin Lutero, em Arroio do Tigre. Esta já é a oitava turma do curso e reúne 43 jovens que terão a oportunidade de se especializar em tarefas multidisciplinares durante seis meses de aulas.

A realização do curso é uma parceria que já perdura há 10 anos entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Programa Arise, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre e conta com o apoio da empresa JTI. Neste ano, a Sicredi também ingressou como empresa apoiadora.

A aula inaugural contou com a presença dos alunos acompanhados de seus pais. Na oportunidade eles puderam assistir à explanação feita pelo professor Jair Staub, da empresa Terra e Vida, que transfere seus conhecimentos aos estudantes. Também participaram do ato de lançamento da nova turma do curso a supervisora de Projetos Sociais da JTI e coordenadora do Programa ARISE, Marinês Kittel; a assessora de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi, Lucí Fornari Abreu; gerente de Pessoa Física da agência do Sicredi de Arroio do Tigre, Ubiratan Rodrigues; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre, Alceu Romar Mergen; secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape; secretário da Assistência Social, Sandro José Radtke Timm; além de professores e diretores das escolas municipais e estadual de Arroio do Tigre.

Conforme o prefeito Marciano Ravanello, pela oitava vez o município oportuniza, com apoio das entidades, programas e empresas parceiras, a qualificação profissional aos estudantes da rede municipal e estadual de ensino. “Para nós, enquanto município essencialmente agrícola, é motivo de alegria iniciaarmos a oitava turma desse curso. Lembro do ano de 2012, quando o ARISE se instalou no município e iniciamos as primeiras tratativas para oferecer um curso técnico no contraturno para nossos alunos”, relembrou Ravanello. Ainda segundo o prefeito, muitos dos alunos têm a oportunidade de aplicar aquilo que aprendem em sala de aula nas propriedades dos pais. “É necessários que esses pais estejam também dispostos a aprender com os filhos e permitir que eles possam utilizar o saber adquirido no curso”, ressaltou.

Já o secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, disse que quando assumiu a secretaria o primeiro pedido do prefeito foi para que ele buscasse a retomada desse curso. “Tão logo me inteirei dos assuntos da Secretaria busquei a Marinês Kittel do Programa ARISE para alinharmos os pensamentos e colocar em prática uma nova turma do curso. Hoje estamos aqui dando início a essa oportunidade de crescimento para esses 43 jovens”, comentou. Ele também aproveitou para tranquilizar os pais e destacou que os jovens estarão em boas mãos e sempre sob supervisão de profissionais, ainda mais quando houver saídas a campo. Pape aproveitou para destacar que os estudantes, além do curso, também receberão alimentação no local. O curso acontece até novembro com encontros presenciais todas as sextas-feiras, no Centro Agrícola.