Estiagem assola novamente a produção agropecuária em Arroio do Tigre

A Administração Municipal, publicou no dia de ontem, 16 de janeiro, o Decreto nº3.464/2023 em decreta situação de emergência no município de Arroio do Tigre devido ao evento adverso Estiagem.

Em reunião proposta pela Administração Municipal, a Defesa Civil Municipal reuniu-se com extensionistas da EMATER/Ascar, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, AFUBRA e COTRIEL para avaliar os impactos da estiagem após a realização do levantamento técnico feito pela EMATER/Ascar de Arroio do Tigre.

O município vem sofrendo com a falta de chuvas regulares desde o mês de setembro de 2022, sendo que foram registradas apenas 287 mm em 135 dias mal distribuídas no território do município, a média histórica do período é 705mm, é necessário considerar ainda que ocorreram episódios de granizo em algumas regiões o que impactaram ainda mais, nas percas da produtividade.

O prejuízo inicial é de aproximadamente 49 milhões, de acordo com o relatório desenvolvido pela EMATER/Ascar a perca em relação ao milho são de 35% para milho grão e de 40% para milho silagem; nas lavouras de feijão a perca é de 40%, na cultura do Soja, a estimativa de perca é de 18%, na produção leiteira estima-se 15%, na piscicultura prevê-se uma redução de 15% na produção anual e com relação as frutíferas são 30% de redução.

O próximo passo agora, é oficializar junto ao Governo do Estado através do decreto e do relatório de percas para que seja analisado e consequentemente a expectativa é pela homologação. Sendo aceito e homologado o município poderá contar com recursos estaduais e federais para auxiliar os produtores no enfrentamento à estiagem e também, as instituições financeiras podem apresentar descontos em créditos referentes a financiamento de lavouras.

O Prefeito Municipal, Marciano Ravanello destaca que infelizmente a situação agravou-se devido a permanência nas irregularidades das precipitações neste novo ano, e assim, a produção agropecuária tende a ser menor: “estamos buscando alternativas para que o impacto financeiro seja abrandado através do decreto de emergência devido a estiagem. Com toda certeza os produtores de nosso município sofrem perca impactantes, esperamos a homologação do decreto e o anúncio de medidas por parte do Governo Estadual” enfatizou Ravanello.