Dia de luta da pessoa com deficiência

No dia 21 de setembro atividade marcou o DIA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, organizado pela Administração Municipal, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e respectivamente seus servidores técnicos; com a coordenação da responsável da política da pessoa com deficiência, a psicóloga Miriam Tyburski .

Participando do encontro, o prefeito, Marciano Ravanello, voltou a reafirmar que devemos sair do discurso e ir para a prática. Ele destacou que é necessário lutar diariamente contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação. Além disso, reforçou o empenho da gestão em intensificar as melhorias no que diz respeito à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. “Que esse momento aqui saia de uma simples atividade, um ato de resistência, para a gente lutar contra o preconceito o ano inteiro”, disse.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência. O dia teve por objetivo enfatizar a necessidade de discutir ações que oportunizem qualidade de vida e igualdade as pessoas com deficiência, sendo uma missão de toda a sociedade.

Contando com falas técnicas de profissionais com experiência na área: As fisioterapeutas, Andressa Redin e Xavéle Braatz Petermann, que explanaram sobre as deficiências físicas, exemplificando e trazendo parâmetros do Brasil, Rio Grande do Sul e especificamente de Arroio do Tigre. A Psicopedagoga, Lisielle Zanella, falou sobre as deficiências intelectuais e necessidade de atendimento especializado bem como de diagnóstico precoce.

Como relato de experiências o evento contou com a fala, do Padre Rudinei Lasch; da professora, Vânia Pasa; da diretora da APAE, Ledi Mainardi; e Gerente da COTRIEL, Sebastião Mendes.