Novo médico através do programa “médicos pelo Brasil”

Apresentou-se hoje no município de Arroio do Tigre, o médico Renato Franca Odriozola, natural do Uruguai. Ele mora no Brasil há aproximadamente 8 anos, fez a prova do revalida (revalidação médica, imposta pelo Governo para atuação no Brasil) no ano de 2021, obtendo aprovação e sendo assim, apto para continuar as atividades pelo programa “MÉDICOS PELO BRASIL”, substituindo o antigo programa Mais Médicos, lançado há dois anos. Nesta primeira etapa, 529 profissionais foram chamados, entre médicos e tutores, eles serão distribuídos para 24 estados.

O município de Arroio do Tigre, foi contemplado com duas vagas, uma já preenchida pelo Dr. Renato, que irá dar continuidade nos atendimentos da ESF Unidos Pela Saúde, contemplando Sítio alto, Sítio baixo, Coloninha e Taboãozinho e a outra será preenchida em nova chamada pelo Governo Federal, já possuindo outros dois profissionais em lista de espera.

O vice Prefeito em exercício, Vanderlei Hermes, a Secretária da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen e a Coordenadora da Atenção Primária, Elisa Saionara Etges, recepcionaram o médico Renato, e salientaram a importância do programa para que populações mais distantes de grandes centros tem acesso a saúde. O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.