Município participa de reunião regional dos secretários da agricultura

A Secretária da Administração, Viviane Redin Mergen e o Diretor da Agricultura, Romildo Seibert, participaram de reunião dos Secretários municipais da Agricultura dos municípios que compõem o CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL VALE DO JACUÍ: Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Jacuizinho, Ibarama, Estrela Velha, Novo Cabrais, Tunas, Sobradinho. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 16 de março, em Sobradinho e foi promovida pelo CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL VALE DO JACUÍ, a pauta principal foi a instalação da Câmara Setorial da Agricultura e Pecuária no âmbito da entidade, para 2022. As reuniões da Câmara estiveram suspensas desde 2020, em razão da pandemia, e agora serão realizadas de forma bimestral.

A reunião de instalação foi presidida pelo Secretário Executivo do Consórcio, Altemar Rech, que ao final, passou a condução dos trabalhos à coordenadora da Câmara, Michele de Oliveira Mendes, secretária da Agricultura de Caçapava, escolhida na reunião. No encontro, foram definidas algumas metas e objetivos para o ano de 2022, entre elas, a construção de açudes, perfuração de poços artesianos e construção de redes d’aguas, bem como o estímulo aos empreendimentos agroindustriais, voltadas aos produtos de origem animal, com ênfase ao programa SISBI-POA.

Presente na reunião, o Coordenador do Programa, Simeão Setembrino da Silveira Filho, explanou aos presentes a trajetória e as ações já promovidas pelo Consórcio, que recebeu o Título de Reconhecimento de Equivalência, outorgado por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estando, autorizado licenciar a inclusão de novos municípios e empreendimentos, no programa. Nesse sentido, foi deliberado que nos próximos dias será feita uma reunião ampliada, com a participação de prefeitos, secretários da agricultura e proprietários de empreendimentos agroindustriais onde serão detalhadas as regras do SISBI-POA, com o propósito de ampliar o número de empreendimentos ao Programa.