Ato inaugural da escola Carlos Kipper e da quadra de esportes José Arno Jank

Na última sexta-feira, 19 de novembro, ocorreu o ato inaugural da ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS KIPPER e da QUADRA DE ESPORTES JOSÉ ARNO JANK, ambas as obras estão localizadas no Bairro Industrial.

Com um grande número de espectadores, entre autoridades, convidados, comunidade escolar, familiares dos patronos e profissionais da educação o ato de inauguração da Escola e da Quadra contou com apresentações artísticas realizadas pelos alunos do educandário.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental conta com uma área de 854 metros quadrados, com as obras iniciadas em 2014 e concluídas em 2020, num valor de repasse do Ministério da Educação entre FNDE e PAR de um milhão, cento e noventa e seis mil, setecentos e setenta e um reais com trinta e nove centavos). E de aproximadamente 400 mil reais de recursos da administração municipal; o que totaliza o investimento na escola Carlos Kipper de aproximadamente um milhão e quatrocentos mil reais. Já a quadra Municipal Poliesportiva José Arno Jank, tem uma área total de 980 metros quadrados que totalizando quinhentos e setenta e seis mil, duzentos e oitenta e três reais com cinquenta e três centavos), a obra também iniciada em 2014 foi concluída neste ano.

Ambas as obras necessitaram dedicação especial, enfrentando inúmeros empecilhos, além de dedicação precisou muita vontade de fazer para que elas fossem concluídas e disponibilizadas para a comunidade. Desde 2017 estas obras foram enfrentadas como prioridades nas ações de governo da administração municipal.

O prefeito Municipal, Marciano Ravanello, ao lado do Vice-Prefeito Vanderlei Hermes, reforçou a grandiosidade de poderem estar realizando a entrega destas duas obras tão esperadas pela comunidade: “A comunidade escolar é merecedora de todo o esforço que foi feito pela Administração Municipal para conclusão destes empreendimentos. As articulações para que os recursos destinados para estas construções não fossem perdidos foram fundamentais para a retomada das obras. Planejamento e comprometimento marcam a história da nova escola CARLOS KIPPER desde de 2017, e oportuniza a comunidade escolar ter à disposição uma quadra de esportes poliesportiva, a QUADRA DE ESPORTES JOSÉ ARNO JANK que irá oportunizar a prática de atividades esportivas, culturais e pedagógicas, além de ações socioeducacionais. Investir em educação, cultura e esporte é investir nas futuras gerações.” Enfatizaram os gestores.

As famílias (KIPPER E JANK) dos patronos estiveram presentes e receberam homenagem da administração municipal, através da secretaria de Educação e Cultura.

CARLOS KIPPER-

Carlos Kipper nasceu em 1º de novembro de 1915 no atual município de Arroio do Tigre. Foi casado com Ana Bernardy, e desta união nasceram 14 filhos, tiveram 34 netos, vários bisnetos e tataranetos. A família era produtora de milho e feijão, e por muitos anos vendia um saboroso leite na cidade. Carlos era apreciador de vinhos, que eram produzidos em sua própria casa, onde existia um aparato para produzir a bebida.

Apreciador da música, emprestava sua voz para cantar, tanto nos momentos de alegria: festas, bailes e datas comemorativas, como nos momentos tristes: velórios e enterros. Carlos Kipper era um homem muito atuante na sociedade, na igreja e nas comunidades. Sempre disponível a ajudar, era uma pessoa extremamente colaborativa e solidária.

JOSÉ ARNO JANK- O senhor JOSÉ ARNO JANK nasceu no dia 03 de março de 1928, na Linha Serrinha/Vila Progresso, interior de Arroio do Tigre – RS. Casou-se com Cecília Hackenhaar, do qual do fruto dessa união nasceram onze filhos, seis homens e cinco mulheres. Na localidade de Taboãozinho, exerceu seu papel de cidadão, como professor e Diretor da Escola Municipal Santo Antônio, além de voluntariamente ser professor de primeira comunhão, sendo agricultor acreditava no desenvolvimento que agricultura e contribuiu para a instalação de uma unidade da COMACEL na localidade de Taboãzinho. Como incentivador e de perfil responsável presidiu por diversas vezes a comunidade Santo Antônio, e a sociedade de tiro ao alvo independência ambas de Taboãzinho. Foi eleito vereador por seu distrito, sem receber nenhuma remuneração, arcando com os custos de deslocamento até a sede. Em 1974 com a família mudou-se, para a cidade. E o Senhor JOSÉ ARNO JANK ocupou cargo Diretor da Cooperativa Agrícola Mista Linha Cereja LTDA até o ano de 1989 quando se aposentou.