Reunião técnica debate a diversificação agrícola

Nesta quarta-feira, 10 de novembro, no Clube 25 de Julho de Arroio do Tigre, foi debatido um tema relevante ao Centro Serra, a oportunidade de diversificação de renda para o meio rural e a busca para novos investimentos no município e região.

Dentro das comemorações dos 58 anos de emancipação político-administrativa, o Celeiro do Centro Serra propôs e trouxe para a região uma reunião técnica para tratar sobre a implantação de uma planta aviária como alternativa de diversificação rural.

A administração de Arroio do Tigre, através do prefeito municipal, Marciano Ravanello, vem realizando tratativas, pesquisas e relatórios sobre a potencialidade da região para dessa forma atrair os olhares em torno da possibilidade da implantação da cadeira produtiva avícola.

Estiveram presentes no evento, prefeitos e secretários de Agricultura da região, o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, o deputado Sérgio Turra, entre outras autoridades. A apresentação técnica ficou a cargo do presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), José Eduardo dos Santos.

Na oportunidade foi discutido sobre a implantação de aviários e possivelmente, um abatedouro de aves na região. O prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, destaca seu favoritismo quanto a essa possível implantação. “Estou muito empolgado com este projeto, porque é um projeto que vai, com certeza, beneficiar todos os municípios. Para a empresa vir até aqui implantar uma planta avícola, um frigorífico, para receber a produção de frango na nossa região, nós vamos precisar no mínimo de 150 a 200 produtores interessados, para que possamos ter a condição de atrair uma empresa para a região”, ressaltou o prefeito.

Segundo o presidente executivo da organização avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos, o Rio Grande do Sul é o 3º maior produtor e exportador de carne de frango no Brasil. “Só em 2020, foi produzido um milhão e setecentas mil toneladas e exportado seiscentos e setenta e oito milhões de quilos de carne de frango. É muito importante o município ter a ideia de que é possível, além da avicultura de corte, também trabalhar com a produção e indústria de ovos, que hoje é uma evolução impressionante”, enfatizou.