XII Conferência municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Arroio do Tigre realizaram a XII Conferência Municipal da Assistência Social.

A conferência de Assistência Social é realizada obrigatoriamente a cada quatro anos para que a comunidade e nossos usuários possam debater e avaliar a Política de Assistência Social e realizar proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais, contribuindo com as políticas de Assistência Social e para novas soluções e ideias, além de elencar as prioridades que serão encaminhadas ao estado e posteriormente a união.

O encontro teve a participação do Prefeito, Marciano Ravanello, que fez a abertura da Conferência, além da Secretária de Assistência Social Ezequiéli Scotta, membros do CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL e convidados (usuários, órgãos governamentais, entidades, secretários municipais, vereadores e técnicos da área).

O tema desta edição foi: “Assistência Social, direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. “ Tendo como palestrante a senhora Isolete Magali Georg Bacca, Assistente Social da Emater/Ascar RS e a apresentação dos eixos para deliberação ficou a cargo das Assistentes Sociais do município, Ana Alice Paixão e Vera Batisti; Psicológo, Tiago Bernardy, Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Laíse Kuntz e pela Secretária da Administração, Viviane Redin Mergen; após a deliberação foram aprovados e seguem pra próxima esfera 10 propostas a nível municipal, 5 Estadual e 5 à União.

A Conferência reafirma o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e dá continuidade à perspectiva adotada pelo referido Plano, trazendo os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso para o centro do debate.

O evento foi aberto ao público, respeitando as medidas de prevenção à Covid-19 e o distanciamento, mas, também, teve transmissão online pelas páginas do CRAS Dr. Alfredo Puhlmann Neto e da Prefeitura Municipal, no facebook.