ALUNOS DO PROJETO “VEREADOR POR UM DIA” PROTOCOLAM PROJETOS EM PORTO ALEGRE

Os alunos que participaram do inspirador Projeto “Vereador Por Um Dia”, uma iniciativa conjunta da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Tigre, realizaram uma visita à Capital dos Gaúchos na última quarta-feira, dia 20. A missão principal foi protocolar os Projetos de Lei aprovados durante a Sessão conduzida pelos próprios estudantes em 13 de novembro. Acompanhados pelo presidente da Câmara, Carlos Joceli da Silva, e pelo secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, os alunos percorreram órgãos governamentais importantes. Visitaram as Secretarias Estaduais de Turismo, Esporte e Educação, onde tiveram a oportunidade de interagir e aprender sobre o funcionamento dessas instituições. O vereador Tiago Fabiano Bertolo e as vereadoras Delci Schneider e Adriana Simone Schanne Zimmer também compuseram a comitiva.

Além disso, a comitiva teve a chance de conhecer de perto o ambiente da Assembleia Legislativa Gaúcha, onde os jovens vereadores por um dia puderam entender melhor o trabalho dos parlamentares em nível estadual.

Os alunos participantes do projeto são:

Vitória Ecke – EMEF Ervino Konrad, de Linha São Roque;

Taíza Finkler da Silva – EMEF Santo Antônio, de Taboãozinho;

Milena Jank – EMEF Ervino Konrad, de Linha São Roque;

Arthur Kisst – EMEF Jacob Rech Segundo, de Linha Rocinha;

Henrique Maciel Félix – EMEF Balduíno Thomaz Brixner, de Linha Ocidental;

Brendon Ferreira Sott – EMEF Jacob Rech Segundo, de Linha Rocinha;

Emanuely Muniz – EMEF Jovino Ferreira Fiuza, de Sítio Alto;

Anderson Camargo Kremer – EMEF Carlos Kipper, do Bairro Industrial;

Michele Paola Henchen – EMEF Jacob Dickel, de Coloninha.

O secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, destacou a importância desse projeto para o desenvolvimento cívico e educacional dos alunos, ressaltando que proporciona uma compreensão prática do sistema legislativo e incentiva o engajamento cidadão desde cedo. “Essa jornada à Capital representa não apenas a conclusão de um projeto, mas a abertura de horizontes para nossos estudantes. O ‘Vereador Por Um Dia’ não apenas ensina sobre política, mas oferece uma vivência real do processo legislativo, incentivando o espírito cívico e participativo. Estou extremamente orgulhoso dos nossos alunos e acredito que essa experiência contribuirá significativamente para a formação de cidadãos conscientes e engajados em nossa comunidade. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou Fabrício.

Por sua vez, o presidente da Câmara, Carlos Joceli da Silva, afirmou que o resultado do projeto foi muito satisfatório, pois proporcionou uma experiência enriquecedora aos alunos, permitindo-lhes entender de forma concreta o papel e o funcionamento do poder legislativo municipal e estadual. “Ver esses jovens protagonizando esse momento é verdadeiramente gratificante. O ‘Vereador Por Um Dia’ foi concebido para ir além do ensino teórico, oferecendo uma imersão prática e estimulante na política local e estadual. Acredito que essa iniciativa é fundamental para despertar o interesse cívico desde cedo e cultivar futuros líderes conscientes. O resultado alcançado é muito satisfatório, e tenho certeza de que esses alunos levarão consigo valiosas lições dessa experiência”, ressaltou Carlinhos.