LANÇAMENTO DE LIVRO E PREMIAÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO MOVIMENTAM A CENA CULTURAL EM ARROIO DO TIGRE

Na quinta-feira (30), o Clube 25 de Julho foi palco de um evento marcante para Arroio do Tigre, com a presença do Prefeito Marciano Ravanello e do Vice-Prefeito Vanderlei Hermes no lançamento do livro “Bem-Vindo a Arroio do Tigre”. A ocasião contou também com a participação do secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape; do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Joceli da Silva; da Primeira-Dama Cláudia Maria Konrad Ravanello; representantes da Sicredi Centro Serra; e das soberanas do município.

O projeto do livro surge como uma celebração dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Arroio do Tigre, sendo resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Editora Gaúcha. A obra, voltada ao público infanto-juvenil, abrange os aspectos históricos, culturais, geográficos, econômicos, educacionais e a vida na cidade, proporcionando uma visão abrangente e enriquecedora da cultura local. O livro “Bem-Vindo a Arroio do Tigre” foi produzido e organizado por Rodrigo Keller, fazendo parte de uma coletânea que visa preservar e compartilhar a rica história do município. Esta obra em particular, a 19ª da coletânea, representa um mergulho no passado e uma reflexão sobre o presente e o futuro da comunidade. O evento também proporcionou a oportunidade de autógrafos para todos os presentes, transformando o lançamento em um momento especial de interação entre os autores e a comunidade.

Em suas palavras, o prefeito ressaltou a importância de preservar e compartilhar a rica história de Arroio do Tigre, oferecendo às futuras gerações uma compreensão mais profunda das raízes e valores que moldaram a comunidade. Marciano Ravanello destacou a relevância do livro não apenas como uma fonte de conhecimento, mas como uma ferramenta educativa para as crianças e jovens. Ele enfatizou a diversidade de aspectos abordados na obra, desde os eventos históricos até os elementos culturais, econômicos e educacionais, proporcionando uma visão abrangente do que faz de Arroio do Tigre um lugar único. Além disso, o prefeito elogiou a parceria com a Editora Gaúcha e a dedicação do autor, Rodrigo Keller, na produção e organização dessa coletânea. Marciano Ravanello expressou sua esperança de que o livro não apenas celebre o passado, mas também inspire um senso de orgulho e pertencimento na comunidade, promovendo uma conexão mais profunda entre os cidadãos e sua história local.

Já o secretário Fabrício ressaltou a importância de projetos como este para a formação cultural das novas gerações, oferecendo uma perspectiva enriquecedora sobre as raízes e desenvolvimento da comunidade. Fabrício Daniel Pape elogiou a abordagem abrangente do livro, que vai além dos aspectos históricos, incluindo elementos culturais, geográficos, econômicos e educacionais. Ele salientou como esta obra pode se tornar uma valiosa ferramenta pedagógica nas escolas locais, enriquecendo o conhecimento dos estudantes sobre a localidade em que vivem.

PREMIAÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO

Após o lançamento do livro, ocorreu a premiação da terceira edição do Concurso Literário e Cultural “Arroio do Tigre em palavras e cores”. O tema escolhido para este ano em que o município completa 60 anos de emancipação político-administrativa, foi “Família, Escola e Comunidade – protagonistas dessa história”. O concurso esteve voltado para alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, escola privada e para profissionais que atuam nas escolas do município. Conforme Fabrício, os participantes foram divididos em 15 categorias para que houvesse equidade durante o julgamento dos trabalhos apresentados.

Para estudantes da Creche III foi proposta a elaboração de uma peça teatral para recontar o fato que deu origem ao nome do município. Já para os pequenos do Pré A e Pré B a proposta era a pintura de uma tela com fatos históricos destas seis décadas. Os alunos do 1º e 2º ano do Fundamental tiveram como desafio a produção de desenhos com fatos marcantes vivenciados com a família ou na escola. Estudantes do 3º ano produziram uma quadrinha rimada com o tema “viver em Arroio do Tigre”. As demais turmas compuseram imagens de pontos turísticos, cartão de convite com ilustração, diário do futuro, slogan colorido, poema visual com símbolos ou elementos que identifiquem o município e até cartas pessoais com o intuito de apresentar Arroio do Tigre a quem deseja conhecer o município.

De acordo com o secretário Fabrício, ver o talento e a criatividade dos estudantes florescerem em expressões literárias e artísticas é verdadeiramente inspirador. “Parabenizo não apenas os premiados, mas todos os participantes, professores, pais e a comunidade, por apoiarem e cultivarem o amor pela cultura local. Esse concurso é uma celebração do potencial criativo e da expressão individual. Estou emocionado ao ver como nossos jovens conseguem capturar a essência de Arroio do Tigre em suas obras, enriquecendo nossa identidade cultural”, ressaltou. Ele ainda destacou que a Secretaria de Educação e Cultura está comprometida em continuar incentivando iniciativas que promovam a literatura, a arte e a expressão criativa. “Que este concurso continue a ser um catalisador para o desenvolvimento cultural e intelectual de nossos estudantes, consolidando-se como um marco importante em nosso calendário educacional”, frisou.