PROFISSIONAL DA SECRETARIA DA SAÚDE CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR EM CONGRESSO COM TRABALHO DESENVOLVIDO EM ARROIO DO TIGRE

O prefeito Marciano Ravanello recebeu em seu gabinete, na última sexta-feira (10), a secretária da Saúde, Diana Rauber Mergen, a coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Elisa Etges, e a fisioterapeuta Xavéle Braatz Petermann. A visita ocorreu para informar ao gestor do município o excelente desempenho conquistado pela profissional de fisioterapia, durante o 33º Congresso do COSEMS/RS, ocorrido no final de outubro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Na oportunidade, Xavéle apresentou a experiência “Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: a experiência exitosa de oficinas com profissionais da Atenção Básica”, executado desde 2020 em Arroio do Tigre. O trabalho foi desenvolvido pela fisioterapeuta Xavéle, a docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Sheila Kocourek e a aluna Sara Trindade por meio de um projeto de extensão entre a Secretaria Municipal de Saúde de Arroio do Tigre e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da UFSM. Durante o congresso, o trabalho apresentado conquistou o primeiro lugar entre os mais 30 que também foram expostos durante o evento.

De acordo com a profissional, já está disponível material impresso sobre a temática, como um guia sobre a experiência, além de um e-book e um chatbot, recentemente criado através de Inteligência Artificial para auxiliar outros profissionais no seu cotidiano de trabalho, a fim de promover a saúde da pessoa idosa. Xavéle ainda relembrou o início do trabalho, quando iniciou a proposta na Saúde de Arroio do Tigre. “Sempre tivemos apoio do poder público e da Secretaria da Saúde, tanto para desenvolver as oficinas quanto agora para participação no Congresso. A atual gestão entende que precisamos olhar para a pessoa idosa com mais atenção, tendo em vista que o último Censo Demográfico revelou que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais”, ressaltou.

Já a secretária Diana Rauber Mergen ressaltou o ano positivo para a Saúde do município, com várias condecorações e prêmios recebidos. Segundo ela, o trabalho em conjunto é essencial para alcançar esses resultados. “Os próprios profissionais nos instigam a buscar mais e a gestão municipal, na pessoa do prefeito Marciano, é sempre muito receptivo com esses novos projetos. Hoje ver que o Município de Arroio do Tigre é destaque em várias frentes da área da saúde nos enche de orgulho e reflete o trabalho alinhado que traçamos, sempre com muita estratégia”, frisou.

O prefeito Marciano Ravanello aproveitou para parabenizar todos os profissionais da saúde que têm feito a diferença no atendimento à população. Segundo ele, são pessoas que realmente vestem a camisa do município e buscam se aperfeiçoar com frequência, justamente para poder oferecer às pessoas uma saúde de qualidade. “Enquanto gestor, fico muito contente com iniciativas como a da nossa fisioterapeuta Xavéle, que além de propiciar um excelente atendimento às pessoas idosas, nesse caso, também leva o nome do nosso município a outras regiões do estado e do país”, destacou Ravanello. Segundo ele, a população está bem assistida, graças à equipe qualificada de profissionais que estão sob responsabilidade da secretária Diana.

Conforme o prefeito, as autoridades ligadas à Saúde têm tido uma outra visão do município, nos últimos anos, em razão dos inúmeros investimentos que estão sendo feitos e a possibilidade de contrapartidas em diversos programas oferecidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Ministério da Saúde. O prefeito aproveitou para destacar que em breve estará à disposição da comunidade a nova Farmácia Municipal, com o prédio totalmente reformulado e mais amplo. Além disso, uma nova Unidade Básica de Saúde está quase concluída, o que vai melhorar ainda mais a qualidade nos atendimentos oferecidos via Sistema Único de Saúde (SUS).