CINESOLAR ENCANTOU A COMUNIDADE COM FILMES GRATUITOS

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chegou a Arroio do Tigre com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio da RGE, uma empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, foram exibidos curtas-metragens e o filme “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”, na quinta-feira (09), no Clube 25 de Julho. As sessões contaram com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. A programação fez parte das comemorações dos 60 anos de Arroio do Tigre.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.

O secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, destacou que a iniciativa encantou as crianças e demais jovens e adultos que assistiram aos filmes. “Certamente momentos como esses ficarão guardados na memória dos pequenos que puderam viver de perto a experiência do cinema”, ressaltou Fabrício. Ele aproveitou para agradecer aos envolvidos em disponibilizar o CineSolar, que valoriza as produções audiovisuais nacionais.