ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DO PROJETO “VEREADOR POR UM DIA”

Nove alunos de escolas municipais foram escolhidos para viver um dia como vereadores. O projeto ocorreu na segunda-feira (13). A seleção ocorreu a partir dos líderes de turmas, em uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Poder Legislativo. Nesta edição, participaram as alunas Vitória Ecke e Milena Jank (EMEF Ervino Alberto Guilherme Konrad, de Linha São Roque); Taíza Finkler da Silva (EMEF Santo Antônio, de Taboãozinho); Emanuely Muniz (EMEF Jovino Ferreira Fiuza, de Sítio Alto); e Michele Paola Henchen (EMEF Jacob Dickel, de Coloninha); e os alunos Arthur Kisst e Brondon Ferreira Sott (EMEF Jacob Rech Segundo, de Linha Rocinha); Henrique Maciel Feliz (EMEF Balduíno Thomaz Brixner, de Linha Ocidental); e Anderson Camargo Kremer (EMEF Carlos Kipper, do Bairro Industrial).

As atividades dos alunos começaram cedo nas dependências da Câmara. Pela manhã eles estiveram acompanhados pelos vereadores, quando puderam interagir e conhecer sobre o funcionamento do Legislativo. Na oportunidade também foram formadas a Mesa Diretora e as Comissões. Já à tarde eles fizeram uma visita ao prefeito Marciano Ravanello, em seu gabinete, com a finalidade de conhecer o percurso dos projetos de lei que são protocolados pelo Executivo. O prefeito explicou como se dá o processo de criação das matérias para posterior apreciação da Câmara. Já a Sessão Especial com os alunos atuando como vereadores começou às 16h no Plenário Armidório Oscar Pasa. Na ocasião, eles apreciaram um Projeto de Lei Legislativo e uma Moção de Aplausos. O projeto dispões sobre a criação de Termo de Cooperação para captação de recursos estaduais e federais para aquisição de materiais esportivos para as escolas de Arroio do Tigre. Já a Moção foi direcionada à coordenadora do Programa A União Faz a Vida (PUFV), mantido pelo Sicredi, Luci Fornari Abreu. Durante a Sessão, os alunos/vereadores defenderam suas ideias pela aprovação do projeto e também da moção, evidenciando nítido preparo e competência para a função.

Agraciada com a condecoração, a coordenadora do PUFV Luci Fornari Abreu disse estar surpresa e muito feliz por ter sido lembrada pelos alunos/vereadores. Ela ainda se disse muito grata pelo fato de Arroio do Tigre ter sido o pioneiro e abraçado o projeto desse o seu início. “Nosso trabalho nos permite acreditar nos jovens que hoje estão aqui representados por esses nove alunos, desempenhando com maestria o papel de vereadores. Meu sentimento é de muita gratidão por ter sido lembrada”, destacou.

Ao final da Sessão, o prefeito Marciano Ravanello, que acompanhou os trabalhos, foi convidado a se manifestar na tribuna da Câmara. Ravanello parabenizou a todos os envolvidos no projeto, em especial aos alunos pela coragem, atitude e grandeza em desempenhar tão bem as funções legislativas. “Para nós é muito gratificante ver nossos alunos, nossas crianças se portando dessa forma”, enfatizou. O prefeito ainda parabenizou a iniciativa da Câmara e da Secretaria da Educação e Cultura, além de estender seus cumprimentos à Luci Fornari Abreu pela Moção. “Estamos vivendo um momento especial, pois chegamos aos 60 anos de história contada a muitas mãos daqueles que iniciaram o sonho de ver esta terra se tornar município. E hoje estão percebendo que Arroio do Tigre prospera e que tem um grandioso futuro, graças ao seu povo batalhador e trabalhador”, destacou o prefeito. Ravanello ainda lançou um desafio: que no próximo ano tenha continuidade a segunda edição do “Vereador Por Um Dia” e que também seja propiciado o momento do “Prefeito Por Um Dia”. A ideia é ensinar na prática como funciona essa conexão entre Legislativo e Executivo.

Já o Secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape destacou a emoção em poder ver o belo desempenho dos estudantes na função e que ficou orgulhoso em poder viver esse momento. “Buscamos sempre enquanto gestores fazer o melhor por nossas escolas e pelos alunos, no entanto às vezes é difícil atender a todas no mesmo momento. Por isso o projeto criado e aprovado aqui nesta casa pelos nossos alunos/vereadores vai nos ajudar a atender essa demanda envolvendo o esporte em nossos educandários”, frisou. Fabrício ainda destacou que Arroio do Tigre se destaca também na Educação. Segundo ele, o município ocupa a 75ª posição no ranking que mede o nível de educação básica entre os 497 municípios gaúchos.

O presidente da Câmara, vereador Carlos Joceli da Silva, também parabenizou os alunos e disse estar muito satisfeito com o resultado. “São através desses momentos que nós vamos conseguir tirar a imagem ruim que se tem dos políticos e das esferas de governo. Precisamos, cada vez mais, inserir a comunidade no processo”, salientou. O Projeto “Vereador Por Um Dia” foi uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.