SECRETARIA DA AGRICULTURA E EMATER VISTORIAM AÇUDES DO PROGRAMA AVANÇAR

Na terça-feira (05), a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Redin Mergen, acompanhada do engenheiro civil do município, Daniel Moraes, e do técnico da Emater/RS-Ascar, Ismael Henrique Begrow, realizaram a vistoria dos 12 microaçudes construídos em Arroio do Tigre. A abertura dos reservatórios foi possível com recursos do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em convênio com o Município.

O programa teve início em fevereiro de 2022, com a inscrição dos interessados e posterior avaliação e sorteio dos beneficiários em reunião do Conselho Municipal da Política Agrícola (COMDEPA). Após a seleção dos beneficiários, a Emater elaborou os projetos técnicos e reuniu os documentos necessários, e a Prefeitura realizou a licitação da empresa responsável pela execução das obras.

De acordo com a secretária da Agricultura, estes açudes têm como objetivo reduzir os efeitos das estiagens na economia dos municípios e no Estado como um todo, além de incentivar a utilização de reservação de água nas propriedades agrícolas, de forma adequada, sob o ponto de vista técnico e ambiental, para abastecer os sistemas de irrigação projetados, dessedentação animal e amenizando os impactos das estiagens.

O prefeito Marciano Ravanello destacou a ampliação da utilização de sistemas de irrigação por aspersão, localizada, ou outras nas atividades agrossilvipastoris, visando aumento da produção e da produtividade das lavouras e pastagens. Ele também ressaltou que os novos açudes contribuem para elevação da renda obtida pelos produtores.