PREVENDO IMPLANTAÇÃO, COMITIVA VISITA AGROINDÚSTRIAS DE PESCADOS EM MUNICÍPIOS DO NORTE DO ESTADO

A secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Redin Mergen, acompanhada da veterinária, Clarissa Garlet, do extensionista da Emater-RS/Ascar, Márcio Alves, e do agricultor Marcos Weide visitaram as cidades de Três Passos e Chiapetta, na quarta-feira, dia 30 de agosto. Eles visitaram agroindústrias de pescados com o objetivo de conhecer as instalações e funcionamento para possível implantação no município. Eles foram recepcionados e guiados durante a visita pelos extensionitas da Emater Laurice Gellati Diniz e Janavio dos Santos Ferreira.

Conforme Viviane, a visita foi muito proveitosa e serviu para saber mais sobre a produção, abate e beneficiamento do produto. Ainda segundo ela, o município de Arroio do Tigre é reconhecido pela produção de peixes e por realizar a tradicional Festicarp e isso tem fomentado os agricultores a começarem a investir nessa atividade. A secretária enfatizou também que o processamento do pescado visa agregar valor, além de oferecer o produto o ano todo, criando dessa forma o hábito do consumo de pescados e aquecendo o mercado para os piscicultores.

O prefeito Marciano Ravanello avaliou positivamente o engajamento do poder público e entidades na busca por melhorias para o setor. Segundo ele, a piscicultura em Arroio do Tigre é forte e tem recebido diversos incentivos nos últimos anos. Ravanello lembrou que, apesar dos últimos três anos de seca, os produtores conseguiram manter a boa qualidade dos pescados e ofertar boa quantidade de peixes durante a Semana Santa.