PREFEITO PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA CULTURA DO TABACO EM BRASÍLIA

O prefeito Marciano Ravanello esteve em Brasília, durante esta semana, onde participou, na terça-feira (12), da Mobilização em Defesa da Cultura do Tabaco, na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). O evento é uma ação em defesa da cultura e lançamento do grupo de trabalho do Poder Legislativo dos Municípios integrantes da Amprotabaco com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Cerca de 488 municípios produzem tabaco nos três estados do Sul, movimentando grande parte da cadeia econômica no país. O movimento também serviu para fazer uma pressão para a discussão da pauta na Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que ocorre em novembro, no Panamá.

Também participaram da mobilização os vereadores Moacir Eichner, Auri Schneider, Tiago Fabiano Bertollo e o diretor da Câmara de Vereadores, Leandro Timm. Conforme Ravanello, a partir do evento foi elaborada uma carta de reivindicações que será posteriormente entregue ao Governo Federal, durante reunião na próxima semana. Marciano voltou a destacar a importância econômica e social que a cadeia produtiva do tabaco tem, especialmente nos pequenos municípios. Para se ter uma ideia, no Brasil, o fumo é cultivado em 128 mil propriedades rurais familiares, possibilitando que mais de meio milhão de pessoas possam permanecer no campo. Ademais, gera mais de 40 mil empregos na indústria. Para Marciano, é impossível substituir de forma abrupta o plantio do tabaco e também não há, até o momento, outra cultura que seja tão rentável em pequenas propriedades. Ele ainda destacou que a economia de Arroio do Tigre foi forjada tendo como base o setor primário e de forma muito expressiva o tabaco.

O encontro de líderes na CNM serviu para reivindicar uma posição clara do Brasil na COP-10 para que não tenha substituição da produção de fumo, além da divulgação de forma antecipada dessa posição. Ainda com relação às novas tecnologias, as quais utilizem como matéria prima o tabaco, pediu-se que seja cumprida na íntegra a declaração interpretativa, ou seja, sem criar barreiras ao livre comércio, bem como que o Brasil não leve posição para a COP enquanto este tema está em processo de revisão pelas autoridades competentes.

O prefeito Marciano aproveitou a estada na capital federal para visitar gabinetes de deputados e protocolar pedidos de recursos. Ele esteve no gabinete do deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas) e de Marcelo Moraes (PL). O retorno ao município está previsto para esta sexta-feira (15).