EMEI VÓ NATÁLIA: UM SONHO ANTIGO ENTREGUE À COMUNIDADE

“Quando uma comunidade inteira sonha junto um mesmo projeto, ele se torna realidade”. Foi com essa frase que o prefeito Marciano Ravanello e o vice-prefeito Vanderlei Hermes acolheram pais, alunos, secretários, vereadores e comunidade escolar durante o ato de entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Natália, na última sexta-feira (15). O prédio, que agora pode abrigar até 84 crianças de seis meses a três anos de idade em turno integral, possui 1.180 metros quadrados de terreno e 770 metros de construção. A obra iniciou em maio de 2022 e teve um investimento de R$ 937.240,57 com recursos próprios do município. Além da reforma e ampliação, foram investidos R$ 70 mil em equipamentos e mobílias novas.

Durante o ato solene também foi entregue uma placa em homenagem à família de Natália Puhl Mossmann (em memória), a qual teve seu nome inserido junto à EMEI ainda em 1994, durante a gestão do ex-prefeito João Dalci Costa Ferreira. Em nome da família, Doraci Mosmann Ferreira destacou que o educandário ganha agora nova vida, abrigando ainda mais crianças. Ela lembrou das tantas pessoas que já passaram pelos cuidados e ensinamentos na Vó Natália e aproveitou para parabenizar a Administração Municipal que olhou com carinho para a edificação.

No evento de entrega do novo prédio, ocorreram apresentações das crianças que frequentam a escola, sob supervisão da diretora Magda Almeida e demais professoras. Os alunos apresentaram uma roda de capoeira, valorizando a cultura afro-brasileira, também presente na comunidade arroio-tigrense. A noite foi de homenagem também à ex-diretora Micheli Zuchetto Jank, que esteve presente desde o início das obras até os últimos dias, quando foi chamada para compor a equipe de supervisão da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. Também foi lembrada e homenageada a primeira diretora da EMEI Vó Natália, Valede Rachor Ceolin.

FILA ZERADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, comemorou o fato de que, a partir da entrega da nova EMEI Vó Natália, o município conseguiu alcançar uma meta que poucos municípios brasileiros conseguem: zerar a fila de espera no atendimento à educação infantil. “Estamos entregando mais um espaço pensado nos mínimos detalhes para receber nossas crianças, com muito conforto e com tudo que é necessário para que eles possam desenvolver suas atividades e habilidades, além da segurança que é primordial”, destacou. Ainda de acordo com Fabrício, há vagas sobrando na EMEI, que atualmente atende 66 crianças e tem capacidade para 84. Ele orientou aos pais ou responsáveis que precisam do serviço que procurem a Secretaria da Educação e Cultura para obterem mais informações.

O prefeito Marciano Ravanello lembrou que esta é a terceira escola de educação infantil que entrega à comunidade durante seus mandatos. A primeira foi a EMEI Criança Feliz, depois a EMEI Pingo de Gente e agora a EMEI Vó Natália. “Assumimos um compromisso com as famílias em oferecer educação de qualidade aos seus filhos e filhas. Todo dinheiro posto em educação é investimento e não um gasto, estamos cuidando do nosso futuro e oferecendo um espaço de qualidade e seguro para que os pais possam desenvolver com tranquilidade suas atividades laborais”, enfatizou Marciano.