10º ECOOJOVEM REÚNE COOPERATIVAS ESCOLARES EM COLONINHA

Ocorreu no dia 30 de agosto o 10º ECOOJOVEM, evento promovido pela Escola Jacob Dickel, de Coloninha, através do Programa A União Faz a Vida que tem como parceiros Sicredi e Prefeitura Municipal de Arroio do Tigre. O evento é um encontro criado para oportunizar e incentivar a permanência do jovem no meio rural e teve como tema, neste ano, “para além dos muros da escola”.

O secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, participou do encontro e destacou que educar as pessoas para a vida é um processo que está muito além dos muros da escola. “Mais do que ensinar os conteúdos curriculares, é preciso inserir os jovens em um ambiente em que possam ser atuantes e protagonistas de seus próprios valores”, relatou. O ECOOJOVEM mostrou que é necessário pensar e agir além do ambiente escolar e ainda oportunizar a expansão do evento através do 6º princípio do cooperativismo: a intercooperação para que outros jovens possam desenvolver ações em suas escolas, famílias e comunidade.

Também estiveram presentes no evento Maria Inês Eichner, supervisora da Secretaria Municipal da Educação e Cultura; Raquel Neuenfeldt, coordenadora local do Programa a União Faz a Vida (PUFV); Ciro Bavaresco, vice-presidente do Sicredi Centro Serra; Ubiratan Rodrigues, gerente de negócios – Pessoa Física do Sicredi de Arroio do Tigre; Luci Fornari Abreu, coordenadora regional do PUFV – região Centro Serra; Lucas Guterres Corrêa, assistente de programas da região Centro; Everaldo Marini, orientador das Cooperativas Escolares do Rio Grande do Sul; Eliseu Dries, presidente do CPM da Escola Jacob Dickel; Elisangela Valentin, presidente do Conselho Escolar da Escola; além da diretora Vanessa Hagemann e a vice-diretora Marlene Terezinha Kroth Stoll.

O evento ainda contou com a participação da Coopervino, da Escola Ervino Alberto Guilherme Konrad, de Linha São Roque; Cooperativa Unirech, da Escola Jacob Rech Segundo, de Linha Rocinha; além das cooperativas visitantes: COOPENPALMA, COOPERUNIAO, COOPERGIULIANI, COOPERLEONOR e COOPIME dos municípios de Nova Palma, São Sepé, Restinga Seca e Caçapava do Sul. Todos estiveram acompanhados pelas diretoras e professores orientadores.

A programação do encontro iniciou com momento espiritual e apresentação musical de violão com alunos do 2º e 3º ano, juntamente com a professora Vanessa. Após os trabalhos foram conduzidos pelo professor Everaldo Marini e a equipe da Marini Coop. Já durante a tarde ocorreu a participação dos professores, alunos e funcionários da Escola Casemiro de Abreu, do Município de Tunas, que apresentaram uma peça teatral sobre Sucessão Familiar. Em seguida houve a socialização dos trabalhos da manhã e no encerramento houve show com Alessandro Rosa e Grazi.