PREFEITO ASSINA ADITIVO CONTRATUAL COM A CORSAN/AEGEA

O prefeito Marciano Ravanello esteve nessa terça-feira (05), na sede da Corsan/Aegea, em Porto Alegre, onde assinou o Termo Aditivo de Consolidação do Contrato de Programa com a companhia de abastecimento de água e saneamento. Com isso, está garantido para o município mais de R$ 19 milhões de investimentos para cumprir as metas de universalização dos serviços de água tratada para 100% da população e de 90% da coleta e tratamento de esgoto. Desta forma, o Município de Arroio do Tigre está oficialmente pronto para atender as exigências do Novo Marco Regulatório do Saneamento.

Conforme Marciano, a companhia também será responsável pelo saneamento básico das residências, como o tratamento de esgoto. O contrato prevê que até dezembro de 2028 35% das residências estejam contando com o serviço. Já em dezembro de 2033 este índice deve subir para 90%. Por isso, esses R$ 19 milhões garantidos para Arroio do Tigre serão utilizados na sua totalidade para a garantia desses serviços de esgotamento sanitário. O plano de trabalho, segundo o prefeito, já está em desenvolvimento.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o índice de perca na distribuição de água caiu desde que houve a assinatura do atual contrato em 2018 com a Corsan. Naquele ano a perca era de 40% e agora o índice é de 16%, o que é previsto como limite máximo pela Corsan/Aegea. Marciano ainda revelou que seguem os estudos para implementação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no município, embora a necessidade de caminhões pipas em razão de desabastecimento não foi mais observada nos últimos anos.

Com relação aos reservatórios já instalados no município, Ravanello disse que dois deles já estão em pleno funcionamento: um em Linha Rocinha e outro em Linha Limberger. Outro, localizado no acesso para Morro da Lentilha, deve entrar em operação nos próximos dias. Além disso, dois novos reservatórios ainda serão instalados no município, garantindo uma reserva de água de 500 mil litros.