ARROIO DO TIGRE SEDIA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DO SETOR PRODUTIVO DO TABACO

O prefeito Marciano Ravanello, juntamente com o secretário da Administração, Altemar Rech, e a secretária da Agricultura, Viviane Redin Mergen, participou da Audiência Pública promovida pela Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e de Acompanhamento da COP-10. O evento recebeu fumicultores de várias localidades do município e de municípios vizinhos. Também estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federal, além de representantes de entidades ligadas ao setor do tabaco.

A realização do encontro objetivou a coleta de informações para embasar o posicionamento da Assembleia Legislativa diante das decisões da 10ª Conferência das Partes (COP-10). Conforme o presidente da Subcomissão, deputado Marcus Vinícus (Progressistas), a partir desses eventos um relatório final será produzido para identificar os desafios e preocupações relacionados às possíveis sanções que possam impactar a cadeia produtiva do tabaco. Durante o encontro em Arroio do Tigre, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), Marcílio Drescher, destacou a importância econômica e social do tabaco para o município. Segundo ele, são 480 municípios no Sul do Brasil que produzem tabaco e têm um incremento significativo de renda através da cultura.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Marciano Ravanello destacou a importância do evento para a região, que é considerada umas das maiores produtoras de tabaco do Brasil. Ravanello reforçou que as autoridades políticas e entidades precisam sim fazer esse movimento e estar vigilantes, pois quando participou da COP-4, em Punta del Este, no Uruguai, em 2010, percebeu que a classe produtora de tabaco não tem voz e não tem vez. Ravanello considerou o evento de extrema importância, pois o assunto foi discutido com a presença dos produtores, que na maioria das vezes só ficam sabendo das notícias e não têm acesso às discussões sobre a cadeia produtiva. Por fim, ele parabenizou a todos os envolvidos por levarem até Arroio do Tigre a audiência pública e colocou o município à disposição.