AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS SE FORMAM EM CURSO OFERECIDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E UFRGS

O prefeito Marciano Ravanello e a secretária da Saúde Diana Rauber Mergen, acompanharam na última sexta-feira (25) a solenidade de formatura dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias no curso técnico do Ministério da Saúde. O Programa Saúde com Agente foi criado para fortalecer a Política de Atenção Básica (PNAB) do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A iniciativa conta com investimento do Ministério da Saúde e é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento também teve a presença do vereador Tiago Fabiano Bertolo, representando o Poder Legislativo.

O curso que habilitou os ACS em Técnicos em Agentes Comunitários e os ACE em Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, teve início em 2020, com abertura do edital de inscrição aos interessados. No município de Arroio do Tigre, todos os 29 ACS e três ACE se inscreveram para aperfeiçoamento e aquisição de conhecimento. Em junho de 2022, houve a solenidade de abertura dos cursos e o início das aulas em formato online para os estudantes em agosto do mesmo ano. Durante este período, os alunos tiveram disciplinas como informática básica, processo saúde x doença, promoção da saúde, noções básicas de microbiologia e parasitologia, imunização, noções básicas de anatomia, dentre outros. As atividades práticas, que tiveram início neste ano, estavam correlacionadas às disciplinas e foram desenvolvidas na comunidade onde os ACS e ACE atuam, juntamente com a supervisão das preceptoras Elisa Saionara Etges e Diana Regina Wander.

A secretária Diana parabenizou os formandos e salientou a adesão ao curso, parabenizando a administração por sempre apoiar e incentivar os profissionais a buscar conhecimento para aprimorar a qualidade da assistência prestada. Ela ainda frisou a importância dos Agentes Comunitários e de Endemias, pelo excelente trabalho prestado no dia a dia, sendo o elo de comunicação entre a comunidade e a Secretaria da Saúde. Já o prefeito Marciano, além de parabenizar os formandos, destacou o trabalho que administração vem fazendo em prol da saúde de Arroio do Tigre, frisando toda a assistência prestada aos profissionais para que pudessem dispor de tempo para realização do curso. Ravanello ainda ressaltou a adesão de todos os profissionais ao curso, bem como enfatizou a priorização da saúde no cenário pós-pandêmico, que merece atenção redobrada.