Arroio do Tigre agora conta com equipe AMENT – programa pioneiro de saúde mental na região centro serra

A AMENT (Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental) visa a ampliação e a articulação da oferta de atenção integral as pessoas com transtornos mentais moderados, em caráter multiprofissional, atendendo às necessidades no nível especializado em Saúde Mental.

O município do Arroio do Tigre, conta com um PROGRAMA PIONEIRO E INOVADOR NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL NA REGIÃO CENTRO SERRA, a Secretaria da Saúde teve a proposta aprovada pelo Ministério da Saúde, de uma nova equipe que visa contribuir na demanda de saúde mental do município, auxiliando a Atenção Primária a Saúde, no manejo de casos moderados de adoecimento mental.

A equipe aprovada, foi a equipe Tipo I – composta por assistente social 30h, psicólogo 30h e médico com especialização em psiquiatria 10h. A equipe já está composta e está em fase de ambientação e estruturação de fluxos para posterior atendimento e matriciamento.

O município de Arroio do Tigre, é o único na região a contar com a equipe AMENT, o que marca uma nova etapa da ATENÇÃO PRIMÁRIA do munícipio, aumentando e qualificando o atendimento especializado, e consequentemente diminuindo o deslocamento de pacientes para Porto Alegre para centros especializados em Saúde mental.

Lançado nesta quinta-feira, 25, o projeto AMENT – Saúde Mental em Ação, é um novo serviço implantado pela Prefeitura de Arroio do Tigre para os pacientes do município. No ato que contou com a presença do Prefeito Municipal, Marciano Ravanello, da Secretária da Saúde, Diana P. R. Mergen e dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estarão atuando no programa, foram apresentados os detalhes de protocolos e procedimentos para os atendimentos.

Embasados pela Portaria n.º 3588/2017 (Art. 50-J) que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT) como parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), constituindo estratégia para atenção integral às pessoas com transtornos mentais moderados. Com o objetivo de ofertar maior efetividade no tratamento de base comunitária em Saúde Mental, o Ministério da Saúde.

A administração municipal de Arroio do Tigre, através da Secretaria da Saúde enfatiza o quão a estruturação da AMENT contribui para as ações que já são realizadas a nível de saúde mental pela equipe da saúde: “estamos em constante evolução e buscando alternativas para atender nossa população, principalmente através de perspectivas que busquem a prevenção de doenças.” Salienta, Diana Rauber Mergen.

Conforme o prefeito municipal, Marciano Ravanello, “estamos ampliando o acesso à assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais como: transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade, através da assistência multiprofissional encaminhados pela Atenção Básica. Isso nos satisfaz enquanto gestão poder oportunizar estes serviços à população, parabéns à equipe da secretaria da saúde pelo empenho e comprometimento.” Reforçou o Prefeito.