Dia nacional de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Um importante e delicado tema ganha destaque na data de hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

A Administração Municipal através da Secretaria da Assistência Social, realizou uma palestra com a psicóloga, Priscila que falou para as crianças atendidas do Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o objetivo de sensibilizar, informar e demostrar sobre a necessidade do cuidado e preservação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes.

O abuso sexual acontece quando há a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração está relacionada quando utiliza-se a criança ou adolescente para fins sexuais com a intenção de lucro, seja financeira ou de outras espécies, como objetos de valor e outros elementos de troca.

É importante ficar atento e não fechar os olhos se observarmos qualquer mudança nas reações de crianças e adolescentes. Se testemunhar, souber ou suspeitar de violências sexuais, denuncie. O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar Conselho Tutelar, Delegacia, Ministério Público e Centros de Referência de Assistência Social”.