Reunião sobre a UTI móvel

Ocorreu na última sexta-feira, 18 de fevereiro, na Administração Municipal reunião para discutir sobre as AMBULÂNCIAS UTI MÓVEL DE ARROIO DO TIGRE E SOBRADINHO. Estiveram participando do encontro o Prefeito, Marciano Ravanello; Coordenador Regional de Saúde (8ª CRS), Júlio Lopes; responsáveis pela Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Saúde, André, Flávio e Solange; Secretária da Saúde Interina, Daiane Dalhke; e representando o município de Sobradinho, o vice-prefeito, Ivan Trevisan e o Secretário de Saúde, Idelfonso Barbosa.

Neste encontro ficou definido através de um acordo que será possível utilizar as UTIs móveis mediante algumas alterações estruturais. Dessa forma, ficou acertado que a UTI móvel de Arroio do Tigre utilizará as dependências do SAMU, sendo necessária apenas a construção de uma garagem. Outra definição foi quanto ao credenciamento dos profissionais que vão acompanhar o transporte dos pacientes, que será feito através de chamamento pelo Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí. Não havendo necessidade de contratação de novos profissionais, podendo se credenciar aqueles que já atuam no município, que serão pagos por demanda.

O prefeito municipal, Marciano Ravanello, enfatizou o quão o SERVIÇO DE UTI MÓVEL contribui com o trabalho realizado pela Secretaria da Saúde, e que seria uma lástima ter que abrir mão de um bem que pode salvar vidas: “Ficamos muito satisfeitos com a compressão e auxílio da 8ª CRS para que o serviço pudesse se manter em Arroio do Tigre, a notificação nos assustou mas enfrentamos a situação para que nossa população pudesse ter a disposição quando necessário uma UTI Móvel.” Para de fato a UTI Móvel estar apta a realizar este serviço, ainda necessita-se aguardar a chegada de 2 equipamentos.

A falta de uma base para o serviço era um dos pontos alegados pela Vigilância Sanitária da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde que havia notificado os dois municípios e proibido a entrada em operação das duas ambulâncias.

Em Sobradinho ainda está em estudo o local onde a UTI móvel ficará sediada, já que o município não possui SAMU. Uma das possibilidades é que o veículo fique em uma unidade de saúde.