Conferência municipal de saúde mental

Nesta última sexta-feira, 21 de janeiro, ocorreu nas dependências do Clube 25 de Julho a 1ª Conferência de Saúde Mental, promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, tendo como objetivo elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações em saúde mental, e ainda propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental.

O encontro de espaço de discussão e deliberação contou com a participação de trabalhadores da saúde, autoridades, membros do conselho municipal da saúde, público em geral e convidados que foram recepcionados pela Secretária da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen e pelo Prefeito Municipal, Marciano Ravanello. O prefeito enfatizou a importância dos espaços de discussão que fomentem melhorias no serviço de saúde pública: “A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.”

A secretária da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen, reforçou: “Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. No cenário atual, buscar alternativas que possibilitem a harmonia nessas relações é uma urgente necessidade.”

O tema da primeira conferência municipal de Saúde Mental “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Reforça a necessidade de ações em prol da atenção psicossocial no SUS, que garantam aos usuários programas e ações dentro da saúde mental. A conferência contou com a palestra do psicólogo, MAURÍCIO PESSOA, que embasou os trabalhos, após a apresentação dos eixos ficou a cargo da Coordenadora Municipal da Política de Saúde Mental, Graziele Busatto, entre outros representantes elencados previamente o eixo principal: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, dividido em quatro subeixos:

• Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;

• Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

• Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e;

• Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Ocorreu na conferência a eleição dos delegados para a Conferência Estadual, sendo eleitos:

Representante do Conselho Municipal da Saúde: Luciane Schanne;

Representante dos Trabalhadores da Saúde: Graziele Busatto e Miriam Regina Tibursky e;

Representante dos usuários: Natalina de Fátima Oliveira dos Santos.