Prefeito recebe certificação representando o consórcio do Vale do Jacuí

O Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí (CI/Jacuí) recebeu a Certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A certificação foi entregue durante evento realizado em Iguatemi, no Estado do Mato Grosso do Sul.

O Consórcio foi um dos 8 consórcios públicos de todo o Brasil que obtiveram o reconhecimento de equivalência ao Sistema. Na oportunidade, o Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí esteve representado por uma comitiva formada por seu presidente e prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello; secretário executivo, Altemar Rech; Médico Veterinário e Coordenador do Serviço de Inspeção do Consórcio, Simeão Setembrino da Silveira Filho e pela secretária municipal de Agropecuária, Indústria e Comércio de Caçapava do Sul, Michele Mendes. O evento também contou com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senhora Tereza Cristina Correa da Costa Dias.
O presidente do Consórcio Vale do Jacuí, Marciano Ravanello, destacou que a entidade tem 12 municípios participantes com dois estabelecimentos registrados no setor de carnes e derivados e ovos, dos municípios de Caçapava do Sul e Sobradinho. Com a autorização de comercializar produtos de origem animal sem restrição para todo o país, as agroindústrias poderão aumentar suas plantas de produção, aumentar suas produções de produtos de origem animal, ofertar mais postos de trabalhos e consequentemente obter mais renda.

Para o médico veterinário Simeão Setembrino, coordenador do serviço de inspeção do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, o Consórcio está apto a incluir novos estabelecimentos registrados no SIM, no SISBI-POA, para que também possam comercializar seus produtos em todo o país.
Neste caso, estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais, para aderirem ao SISBI, são supervisionados e auditados, com padrões e critérios, sendo que os estabelecimentos devem atingir a excelência no processo de elaboração de matérias primas e produtos, além de seguir as determinações dos órgãos competentes e comprovar a equivalência com o sistema de inspeção federal, para conseguir a adesão ao SISBI. Conforme a ministra Tereza Cristina, a adesão ao SISBI-POA por meio dos consórcios possibilitará a inclusão da pequena agricultura, que muitas vezes não consegue ter acesso a esses sistemas.