Saúde de Arroio do Tigre recebe reconhecimento: Selo atenção primária de qualidade

O MUNICÍPIO DE ARROIO DO TIGRE ficou em 31º lugar entre os 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul que receberam do Ministério da Saúde selo de reconhecimento. O Selo ATENÇÃO PRIMÁRIA DE QUALIDADE (APS) é um reconhecimento do Ministério da Saúde aos municípios brasileiros que atuam no fortalecimento da APS (Atenção Primária à Saúde), através dos indicadores 2021 Q2 Previne Brasil.

Além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde que, mesmo em face de uma emergência sanitária mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde. Na região da 8ª Coordenadoria de Saúde do Estado, Arroio do Tigre, foi o único que recebeu o reconhecimento e, no país, está entre os 612 primeiros municípios.

Na última quinta-feira, 14 de outubro, ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura a entrega do certificado de reconhecimento ao município e homenagem a equipe pelo exitoso trabalho.
O senhor Júlio Lopes, coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizou a entrega do certificado ao prefeito municipal, MARCIANO RAVANELLO. O Coordenador Júlio Lopes, em sua fala salientou que Arroio do Tigre serve de exemplo aos demais municípios da região quando o assunto é saúde. Para ele, os investimentos feitos na área são essências para que o município galgasse essa posição, sendo um dos destaques na área de atuação da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. Ele também salientou que a distinção vem de encontro ao trabalho e dedicação com que os profissionais desempenham seu trabalho diariamente.

O prefeito Marciano Ravanello destacou o trabalho, a dedicação e o comprometimento das equipes que compõem os serviços de Atenção Primaria no município, pelo excelente resultado obtido através dos Indicadores de 2021. Para ele, o selo vem coroar a dedicação das equipes, que exercem um papel de relevância na Atenção Primária de Saúde: “Essa premiação nos fortalece, o investimento em atenção primária gera acesso, resolutividade e salva vida. Falar em atenção primária é falar da importância da qualificação profissional e estar sempre atento à necessidade da população, investindo em informatização, sempre para alcançar os indicadores do Previne Brasil e ir além deles.” enfatiza.

Na oportunidade o Prefeito realizou a entrega de CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO à Secretaria da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen, pelo trabalho que vem realizando frente a secretaria da saúde, de forma única e ímpar. Ainda, em agradecimento a todos os 122 profissionais que atuam na secretaria da saúde o Prefeito entregou a coordenadora da Atenção Primária, Enfermeira Ana Paula Bonadeo, uma certificação honrosa. De forma extensiva aos demais colaboradores parabenizou pela conquista do 31º lugar, o qual só foi possível pela união e comprometimento com que as equipes atuam: “Tenho certeza que com essa dedicação com que atuam e com a gestão competente na secretaria da saúde no próximo ano chegaremos entre os 15 primeiros do Estado,” afirmou o prefeito.

“A gestão busca oferecer as condições adequadas para o exercício do trabalho dos profissionais. Não medimos esforços para prestar um bom atendimento à população. O resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito há anos na Secretaria de Saúde, todos os envolvidos estão de parabéns”, constatam a secretária Diana e a Enfermeira Ana Paula.

Para conquistar esse selo, os profissionais da saúde de Arroio do Tigre cumpriram com critérios determinados pelo programa Previne Brasil, em paralelo ao que foi realizado para o combate a Covid-19. Entre eles estão: consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exame citopatológico, vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitações de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Em tempo, o prefeito entregou à farmacêutica, Nadiani Mossmann Mainardi Rech, um certificado contemplando todos os profissionais que já atuaram e atuam na FARMÁCIA MUNICIPAL pelo excelente desempenho frente as demandas de atendimento e orientação; viabilizando ao município a adesão ao Programa Estadual Farmácia Cuidar + obtendo a classificação de porte III.