Encontro de gestantes

Nesta semana a Secretaria Municipal da Saúde realizou ENCONTRO DE GESTANTES com as futuras mães que são atendidas na atenção primária do município.

O Encontro além de orientações teve a Palestras “Depressão Pós-Parto: não tenha medo de falar sobre isso.” Com a psicóloga da secretaria municipal da Saúde, Miriam Regina Tyburski, que enfatizou a necessidade das gestantes e da rede de apoio estarem atentos aos sinais da depressão pós-parto: “A depressão pós-parto ainda é um “TABU” mas é considerada comum entre as gestantes.” Enfatizou a psicóloga. A principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.

Com os encontros agendados até o final do ano, as gestantes atendidas na saúde municipal podem utilizar estes encontros para preparar-se ao novo ciclo que se inicia. A secretária municipal da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen, considera que estes momentos oportunizam conhecimento: “nossa intenção é que as gestantes possam tirar suas dúvidas durante o encontro, nesse momento em que diversas transformações estão acontecendo no seu corpo e ainda terem orientação sobre algum tema específico e oportuno a gestação.” Afirmou a secretária.

Atualmente o município está com 89 gestantes que são atendidas no Posto de Saúde Sede pelo médico GINECOLOGISTA (concursado), Eduardo Schiavo dos Santos, sendo acompanhadas de forma direta pela Enfermeira responsável Elizete Zimmer e de forma indireta pelas enfermeiras das unidades de saúde a qual pertencem. Ainda, quando há necessidade são encaminhadas à Nutricionista, Psicóloga, Assistente Social e Terapeuta Holística. Após o nascimento do bebê podem contar com atendimento pediátrico mensal até o bebê completar um ano de vida.