Avaliação Nutricional do Programa Saúde na Escola e Crescer Saudável

Durante o mês de setembro está sendo realizada nas escolas do município, avaliação do Perfil Nutricional, como também, avaliação dos Marcadores do Consumo Alimentar dos alunos que frequentam as Escolas Jovino Ferreira Fiuza, Carlos Kipper e Baldoino Thomaz Brixner e EMEIs Vó Natalia, Pingo de Gente e Criança Feliz pelas Nutricionistas da Secretaria de Saúde do município Danieska Ritzel e Sarita Muller.

As atividades fazem parte do cronograma do Programa Saúde na Escola (PSE) e Crescer Saudável, políticas intersetoriais, uma parceria entre Saúde e Educação. Segundo as nutricionistas, as avaliações realizadas visam verificar o estado nutricional do indivíduo e o consumo alimentar desta população, detectando suas necessidades nutricionais. Sendo assim, é possível intervir de forma mais adequada para a manutenção e/ou recuperação do estado de saúde do paciente.

Os alunos receberão orientações nutricionais de acordo com a faixa etária e peso obtido, sendo que aqueles que apresentaram riscos nutricionais serão encaminhados para atendimento individual com as nutricionistas no Centro Multiprofissional.

É importante reforçar também, que a alimentação escolar possui supervisão nutricional e de qualidade. O trabalho realizado pela nutricionista, Liana Linassi, afirma a importância de alimentos saudáveis no âmbito escolar oportunizando uma dieta equilibrada aos alunos da rede pública municipal. Os alimentos in natura são adquiridos de agricultores familiares de nosso município, este encontro – da alimentação escolar com a agricultura familiar – tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo municipal, produzidos diretamente pela agricultura familiar, estejam de forma cotidiana no cardápio da merenda escolar.