Projeto “Feira da Mulher Rural” é lançado em Arroio do Tigre.

O Projeto é uma iniciativa da Equipe do Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar em parceria com a Prefeitura de Arroio do Tigre e a Associação das Agricultoras. Na sexta-feira, dia 03 de setembro, ocorreu a reunião de organização para a realização da “Feira da Mulher Rural” no município, contando com a presença de agricultoras de diversas localidades, além das entidades parceiras nesta ação.

O objetivo desse projeto é oportunizar às mulheres sócias dos grupos de agricultoras vinculados à Associação, um espaço regular de comercialização dos alimentos ou artesanatos produzidos por elas em suas propriedades, com possibilidade de gerar renda, tendo as mulheres como protagonistas na utilização dos recursos gerados por meio da feira. Além disso, incentivar que as mulheres busquem a autonomia e o empoderamento em diversos âmbitos, com maior participação nas decisões familiares ou em Comunidade, ampliar a atuação direta da Associação das Agricultoras na promoção da geração de renda às mulheres e ainda efetivar a “Feira da Mulher Rural” como uma importante ferramenta de incentivo à ampliação da produção e da comercialização diversificada de alimentos, com vistas à segurança e a soberania alimentar, com ênfase às Boas Práticas de Fabricação e ao consumo sustentável.

Neste dia 03 de setembro, realizou-se reunião no centro administrativo municipal com a presença do Prefeito Marciano Ravanello, o qual anunciou que a administração municipal irá custear a etiqueta de identificação da Feira, como forma de incentivo às agricultoras, bem como organizar e melhor estruturar o espaço físico da Feira do Produtor: “Somos sempre parceiros e fomentadores de boas ações, principalmente aquelas que fortalecem o meio rural e movimentam a economia local; a Feira da Mulher Rural irá oportunizar a diversificação de renda nas famílias e empreendedorismo feminino, estamos muito otimistas com a iniciativa”; finalizou. A reunião, contou com os Extensionistas da Emater/Ascar de Arroio do Tigre, da Diretoria da Associação das Agricultoras, e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e com as agricultoras que irão comercializar na referida feira.