Uma corrente do bem em torno do Setembro Amarelo em Arroio do Tigre

Setembro se destaca mundialmente por ser o mês de prevenção ao suicídio, recebendo a cor amarela como sinal de alerta. “Criando esperança por meio da ação” é o tema do Setembro Amarelo deste ano – mês dedicado à valorização da vida e de prevenção ao suicídio. A campanha alerta que agir de maneira correta nas situações em que pessoas demonstrem interesse no autoextermínio pode salvá-las.

No município de Arroio do Tigre, nos últimos dez anos, contabiliza números expressivos de tentativas de suicídio, automutilação e suicídios, além de altos índices de pessoas com algum tipo de transtorno mental e dependência química, os atendimentos psicológicos e sociais estão diariamente com agendamentos e a procura só aumenta.

A equipe de saúde constantemente busca estratégias para atender as demandas de Saúde Mental, criando grupos, especialmente o Grupo de Valorização da Vida e Oficinas Terapêuticas, pensando no aumento da demanda, muito resultado das consequências da Pandemia, as profissionais da Equipe Especializada em Saúde Mental Graziele Busatto- assistente social e Miriam Regina Tyburski- psicóloga, preocupadas com os altos índices, atingindo especialmente jovens entre 15 e 29 anos, resolveram tornar a Campanha Setembro Amarelo uma verdadeira corrente do bem, levando esperança, informação, cuidado e empatia a todos.

Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, culminou num vasto cronograma de atividades, ações, informação, palestras, prevenção e promoção de bem-estar, amor, esperança, envolvendo todas as escolas, alunos, professores, prefeitura municipal, servidores municipais e comunidade em geral. Cada palestra traz não só a fala sobre prevenção e alerta, mas a forma de buscar ajuda e a certeza de esperança e valorização da vida e termina com uma motivação a todos participarem desta corrente do bem, todos são convidados a escreverem frases de motivação, para serem distribuídas por toda a cidade, como forma empática de oferecer ajuda e minimizar os sofrimentos das pessoas.

Confira mais clicando aqui.