Atividades do programa Academia de Saúde serão retomadas

Administração municipal de Arroio do Tigre, através de parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal da Saúde convidam todos os interessados em participar ou retomar as atividades do Programa Academia da Saúde e Projeto Caminhadas na Melhor Idade. Quem tiver interesse de participar dos grupos deve procurar sua unidade de saúde ou ainda, informar seu agente comunitário de saúde.

Os grupos acontecerão da seguinte forma:
– Grupo de Prática Corporal e Educação em Saúde: este grupo será realizado no clube 25 de julho, nas segundas-feiras a tarde (14 às 16 horas) e terá como foco pessoas Hipertensas, Diabéticas e com Obesidade. Para participar, é necessário avaliação fisioterapêutica prévia, se você tem interesse, procure sua unidade de saúde mais próxima e informa-se;
– Projeto Caminhadas na Melhor Idade: o projeto acontecerá nas terças e quintas-feiras pela manhã (8 as 10 horas). As atividades serão realizadas no clube 25 de julho e nos polos de academia da saúde existentes no município.

Em reunião a Secretárias da Assistência Social, Ezequiéli Scotta, Secretaria da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen com as profissionais que estarão à frente deste projeto, Ana Paula Bonadeo – Coordenadora da Atenção Primária à Saúde e do Programa Academia da Saúde no município, Andressa Redin, fisioterapeuta e profissional do Programa Academia da Saúde e Laise Kuntz, educadora física, gerontologia e profissional do Programa Academia da Saúde, reforçaram a importância da retomada dessas atividades que propiciam saúde, qualidade de vida e bem-estar e ainda lembram que as atividades do Programa Academia da Saúde, já existem e a alguns anos no município, contudo devido a pandemia, as atividades estavam suspensas desde março de 2020, retomando agora com todos os cuidados necessários de prevenção a COVID-19.

E ressaltam ainda que, estes grupos visam buscar estratégias de ação intersetorial, envolvendo mudanças de comportamento, redução dos riscos a saúde e fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança, valorizando a inclusão social, com práticas que possam acompanhar o curso da vida, para manutenção e melhorias da saúde, propiciando bem estar e qualidade de vida.